Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
1 a 50 de 61 itens
1
2
>
>>
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
Paulino José Orso
78-89
2019-05-12
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?
João Luiz Gasparin
89-96
2013-01-01
TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Marta de Castro Alves Corrêa
190-202
2013-01-01
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Dermeval Saviani
25-46
2013-01-01
LUTA DE CLASSES, TRABALHO DOCENTE E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
José Luis Derisso
47-58
2013-01-01
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI
Newton Duarte
59-72
2013-01-01
O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Julia Malanchen, Ricardo Eleutério dos Anjos
118-129
2013-01-01
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
175-189
2013-01-01
DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima
203-215
2013-01-01
Projeto do capital para a educação: as cartilhas do Andes-sn e a necessidade da disputa de caráter pedagógico de uma educação emancipadora
Ana Carolina Galvão, Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Fernando Lacerda Júnior
262-286
2023-10-29
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos
Dermeval Saviani
170-176
2021-12-27
É POSSÍVEL FALAR EM PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL?
Alessandra Arce
5-12
2013-01-01
A crítica da pedagogia socialista ao construtivismo: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Saulo Rodrigues Carvalho, Alessandro Melo
205-226
2023-05-01
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Lígia Márcia Martins
44-57
2014-11-07
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
Mônica De Araújo Saraiva, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
221-232
2014-12-16
EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR
Angelo Antonio Abrantes
132-140
2014-11-07
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação, Hélio da Silva Messeder Neto, Edilson Fortuna de Moradillo
243-252
2015-03-25
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Lucas André Teixeira
189-199
2014-12-10
DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
Maria Cláudia da Silva Saccomani, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
233-242
2014-11-15
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: AVANÇO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO OU FENÔMENO DE ALIENAÇÃO?
Benedito Pinheiro Ferreira
89-99
2015-01-24
O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Dermeval Saviani
26-43
2014-12-16
OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
Juliana Campregher Pasqualini
200-209
2015-01-24
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA
Bruna Carvalho, Lígia Márcia Martins
172-181
2017-05-30
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani
286-293
2015-01-24
O MARXISMO HISTORICISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA
Fábio Fernandes Villela
196-208
2015-12-31
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E SUBORDINAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO À LÓGICA FLEXÍVEL DA PRODUÇÃO CAPITALISTA.
Saulo Rodrigues Carvalho
272
2016-09-26
A TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS EQUÍVOCOS DA IDENTIDADE ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE.
Cláudio Félix dos Santos, Marta Loula Dourado Viana
71-80
2012-06-22
ESPORTE, CULTURA CORPORAL E HEGEMONIA
Gabriel Pereira Paes Neto, Renan Santos Furtado, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
227-236
2017-05-30
A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: PORQUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO ENDOSSA O SILÊNCIO DE WITTGENSTEIN
Newton Duarte
8-25
2015-01-24
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
Joao Junior Bonfim Joia Pereira, Fatima Aparecida de Souza Francioli
93-101
2012-06-22
A prática pedagógica Histórico-Críitca
Flávio Dantas Melo
138-142
2012-06-22
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O SALTO DE QUALIDADE NECESSÁRIO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Maria de Fátima Félix Rosar
73-88
2013-01-01
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins
97-105
2013-01-01
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
106-117
2013-01-01
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL
Julia Malanchen
58-67
2015-01-24
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE
Paulino José Orso, Sandra Tonidandel
144-158
2013-01-01
OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR
Celso Sidinei Balzan, Paulino José Orso
159-174
2013-01-01
AS ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 E OS REBATIMENTOS PÓS-MODERNOS NA DIDÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE ESTUDIOSOS.
Lenilda Rego Albuquerque de Faria
245
2013-01-01
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Dermeval Saviani
110-116
2014-03-12
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?
Tiago Nicola Lavoura
121-131
2014-11-07
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Marcio Magalhaes da Silva
78-88
2014-10-19
O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Saulo Rodrigues Carvalho
294-299
2014-11-07
OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Ligia Marcia Martins
130-143
2013-01-01
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
Saulo Vieira, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Ana Ignez Belém Lima
159-182
2023-05-01
Novos arranjos judiciais e a Pedagogia Histórico-Crítica para jovens infratores
Julio Cesar Francisco
538-568
2023-05-01
A didática nas ideias pedagógicas e a captura pela pós-modernidade
Adalgiza Gobbi, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves, Ana Carolina Galvão
160-174
2022-12-30
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo
Newton Duarte
55-72
2022-12-30
A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade
José Antonio Dias, Geraldo Augusto Locks
651-666
2022-10-07
Contra-ataque histórico-crítico às Diretrizes de 2018: pela superação da reafirmação hegemônica dos grupos dominantes sobre a formação e intervenção em Educação Física
Júlio César Maia, Michele Silva Sacardo
610-629
2022-10-07
Se a língua é viva, por que mortificá-la?
Lorena Forti
593-609
2022-04-30
1 a 50 de 61 itens
1
2
>
>>
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11264
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
5991
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
3723
MARX, Karl. A CHAMADA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA
2684
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2254