DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Eraldo Leme Batista HISTEDBR UNICAMP
  • Marcos Roberto Lima HISTEDBR UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9711

Palavras-chave:

educação, pedagogia histórico-crítica, emancipação humana

Resumo

Neste texto, discorreremos sobre a importância de Dermeval Saviani e sua obra para a educação brasileira. Trata-se da análise de um autor de relevância para o pensamento social, político e pedagógico brasileiro, sobretudo na virada do século XX para XXI, mantendo-se atual diante dos debates político pedagógicos hodiernos. Ao estudarmos sua obra e trajetória de vida, verificamos que Saviani sempre esteve comprometido com a luta por uma sociedade justa e igualitária, sendo a socialização do saber elaborado um de seus principais fundamentos. No decorrer de sua vida acadêmica, escreveu importantes obras que têm contribuído para a formação crítica de milhares de educadores, consolidando-se como clássicos do pensamento pedagógico brasileiro, leitura obrigatória para a compreensão da educação em terras brasílicas. Queremos afirmar com isso que não se estuda filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação e políticas educacionais, numa perspectiva crítica, sem o estudo comprometido com as obras de Dermeval Saviani. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eraldo Leme Batista, HISTEDBR UNICAMP

Doutor em Educação pela UNICAMP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas – HISTEDBR. E-mail: eraldo_batista@hotmail.com 

Marcos Roberto Lima, HISTEDBR UNICAMP

Doutorando em Educação pela UNICAMP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas – HISTEDBR. E-mail: lima2782@terra.com.br

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Batista, E. L., & Lima, M. R. (2013). DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 203–215. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9711