OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR

Autores

  • Celso Sidinei Balzan Rede Pública do Estado do Paraná
  • Paulino José Orso UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9707

Palavras-chave:

educação, história da educação, pedagogia histórico-crítica, anos iniciais do Ensino Fundamental de Itaipulândia-PR

Resumo

O presente trabalho situa-se no âmbito da história da educação e tem por objeto investigar os desafios da institucionalização da pedagogia histórico-crítica (PHC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Itaipulândia-PR. Nele, procuramos analisar a trajetória educacional itaipulandiense articulada com as proposições e ações realizadas ao longo de vários anos, especialmente em 2010. Essas conquistas compõem atualmente a política pública educacional municipal que compreende programas que articulam formação com melhores condições de trabalho, de ensino e de aprendizagem. Com base na análise documental e bibliográfica, procuramos discutir e entender como os professores deste município elaboraram proposições a partir do estudo dos principais desafios que a pedagogia histórico-crítica enfrenta na educação brasileira, utilizando-se de experiências, programas e projetos educacionais das esferas estadual e federal. Ao abordar as condições concretas que incidem sobre a educação, a escola e a organização do trabalho didático, por meio da análise de sua trajetória histórico- educacional, pretendemos analisar o processo de institucionalização e implementação desta tendência pedagógica nos anos iniciais da educação básica do município de Itaipulândia. 

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Biografia do Autor

Celso Sidinei Balzan, Rede Pública do Estado do Paraná

Professor da rede pública municipal de Itaipulândia-PR. Pedagogo da rede pública estadual de educação do Paraná. Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR. E-mail: celso_balzan@yahoo.com.br 

Paulino José Orso, UNIOESTE

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus de Cascavel, e líder do grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR). E-mail: paulinorso@uol.com.br. 

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Balzan, C. S., & Orso, P. J. (2013). OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 159–174. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9707