OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9707Palavras-chave:
educação, história da educação, pedagogia histórico-crítica, anos iniciais do Ensino Fundamental de Itaipulândia-PRResumo
O presente trabalho situa-se no âmbito da história da educação e tem por objeto investigar os desafios da institucionalização da pedagogia histórico-crítica (PHC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Itaipulândia-PR. Nele, procuramos analisar a trajetória educacional itaipulandiense articulada com as proposições e ações realizadas ao longo de vários anos, especialmente em 2010. Essas conquistas compõem atualmente a política pública educacional municipal que compreende programas que articulam formação com melhores condições de trabalho, de ensino e de aprendizagem. Com base na análise documental e bibliográfica, procuramos discutir e entender como os professores deste município elaboraram proposições a partir do estudo dos principais desafios que a pedagogia histórico-crítica enfrenta na educação brasileira, utilizando-se de experiências, programas e projetos educacionais das esferas estadual e federal. Ao abordar as condições concretas que incidem sobre a educação, a escola e a organização do trabalho didático, por meio da análise de sua trajetória histórico- educacional, pretendemos analisar o processo de institucionalização e implementação desta tendência pedagógica nos anos iniciais da educação básica do município de Itaipulândia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).