Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47177

Palavras-chave:

Pedagogia Libertadora, Pedagogia Histórico-Crítica, Paulo Freire

Resumo

Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente e em 1991 foi aprovado no Concurso de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é pesquisa e desenvolvimento, ensino da Universidade Estadual de Campinas e professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Emérito da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Referências

FREIRE, Paulo. "Educação: preparação para o século XXI (Diálogo com Paulo Freire e Adriano Nogueira). In: SAVIANI, D. Interlocuções pedagógicas. Campinas, Autores Associados, 2010, p. 1-39.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife, Universidade Federal de Pernambuco. Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação da Escola de Belas Artes, 1959.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, 4ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 46ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

GRAMSCI, Antonio (1975). Quaderni del carcere (edizione critica dell’Istituto Gramsci a cura de Valentino Gerratana), 4 vol. Torino, Einaudi.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política, 2ª ed. Lisboa, Estampa, 1973.

MOUNIER, Emmanuel. O Personalismo, 3ª ed. Lisboa, Moraes, 1970.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 1991 (12ª ed. 2021a).

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil, 6ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021b.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria, 3ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021c.

SCHEFFLER, Israel. A linguagem da educação. São Paulo, Saraiva/EDUSP, 1974.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Saviani, D. (2021). Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 170–176. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47177