Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.47177Palavras-chave:
Pedagogia Libertadora, Pedagogia Histórico-Crítica, Paulo FreireResumo
Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. "Educação: preparação para o século XXI (Diálogo com Paulo Freire e Adriano Nogueira). In: SAVIANI, D. Interlocuções pedagógicas. Campinas, Autores Associados, 2010, p. 1-39.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife, Universidade Federal de Pernambuco. Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação da Escola de Belas Artes, 1959.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, 4ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 46ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
GRAMSCI, Antonio (1975). Quaderni del carcere (edizione critica dell’Istituto Gramsci a cura de Valentino Gerratana), 4 vol. Torino, Einaudi.
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política, 2ª ed. Lisboa, Estampa, 1973.
MOUNIER, Emmanuel. O Personalismo, 3ª ed. Lisboa, Moraes, 1970.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 1991 (12ª ed. 2021a).
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil, 6ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021b.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria, 3ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021c.
SCHEFFLER, Israel. A linguagem da educação. São Paulo, Saraiva/EDUSP, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).