A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47340

Palavras-chave:

BNCC, Geografia, Pedagogia Histórico-Crítica., Disciplinaridade, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo é derivado de uma pesquisa, realizada durante o mestrado acadêmico em educação na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em 2021. Busca apresentar as principais características da Geografia enquanto ciência e embasar a defesa da sua especificidade, para na sua dimensão escolar, poder atender de forma plena em sua potência, socializando os saberes elaborados deste ramo do conhecimento, indispensáveis para a apreensão do movimento da realidade. É embasado em pesquisa bibliográfica e documental, na esteira do Materialismo Histórico-Dialético como método, este trabalho recorre a autores como Milton Santos (2006, 2012, 2020), Luis Carlos Freitas (2018), Julia Malanchen (2014), Dermeval Saviani (2013, 2018, 2019), Gaudêncio Frigotto (2008), Massimo Quaini (2002), Lana Cavalcanti (2012), Karl Marx (2008, 2013), Karel Kosik (2002), Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira (2009), entre outros. A discussão demonstrou que a fragmentação do conhecimento não se resolve no plano gnosiológico, pois ela deriva da própria divisão social do trabalho, que no capitalismo, se constitui como instrumento de alienação. Evidencia-se também que as disciplinas escolares, incluindo a Geografia, correspondem ao momento analítico do processo de conhecimento. E que esta ciência é fundamental para a compreensão da realidade e indispensável em um ensino que busque o pensamento reflexivo, crítico e a emancipação de sujeitos.

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Biografia do Autor

José Antonio Dias, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC/ Secretaria Municipal de Educação e Lages-SMEL

Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE-UNIPLAC). Professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Lages. Vinculado ao Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudo em Educação e Desenvolvimento Territorial:  políticas e práticas (GEDETER) http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf?faces-redirect=true Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8538846180684159  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8648-3928E-mail: joseantoniodias@uniplaclages.edu.br  

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense- Uniplac Lages/SC

Doutorado em Antropologia Social pela Universiade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Instituição de vinculação: Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudo em Educação e Desenvolvimento Territorial:  políticas e práticas (GEDETER). http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf?faces-redirect=true Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8329018518244517 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8361-1656 E-mail: prof.geraldo@uniplaclages.edu.br  

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Dias, J. A., & Locks, G. A. (2022). A geografia e a BNCC: a disciplina e a interdisciplinaridade. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 651–666. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47340