Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 2 (2024): "Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas": alfabetizacão e marxismo nas lutas contra o capital
v. 16 n. 2 (2024): "Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas": alfabetizacão e marxismo nas lutas contra o capital
Publicado:
2024-10-08
Editorial
“Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: alfabetização e marxismo nas lutas contra o capital
Adriana de Fátima Franco; Hélio da Silva Messeder Neto; Giselle Modé Magalhães
1-9
PDF
Entrevista
Alfabetização e seu compromisso com projeto formativo humanizador
Rosângela Pedralli
10-17
PDF
Uma vida dedicada a Literatura e Educação
Maria do Rosario Longo Mortatti
18-27
PDF
Dossiê
Trabalho, educação e políticas curriculares para a alfabetização: questões históricas
Lucilene Amarante, Paula Gonçalves Felício, Jani Alves da Silva Moreira
28-46
PDF
A alfabetização em cursos de Pedagogia e a formação de professores para o capital
Esther Salvador Clipes, Priscila Monteiro Chaves
47-67
PDF
Práticas culturais: a palavra, o texto e o contexto no processo de alfabetização
Maria Angélica Cardoso, Viviane Gregorio Barbosa de Campos
68-88
PDF
A organização do ensino da linguagem escrita: o meio como base e horizonte de transformação
Graziela Regina dos Santos, Sandra Luciana Dalmagro
89-110
PDF
Alfabetização e pedagogia histórico-crítica: considerações teórico-metodológicas
Francisco José Carvalho Mazzeu, Janaína de Souza Silva, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
111-137
PDF
A mobilização do pensamento e as operações racionais: contribuições para o processo de alfabetização
Bruna Carvalho, Lígia Márcia Martins
138-154
PDF
Aportes da psicologia histórico-cultural à teoria e prática da alfabetização: das proposições de Vigotski às pesquisas sobre a Atividade de Estudo
Raquel Elisabete de Oliveira , Juliana Campregher Pasqualini
155-178
PDF
Compatibilidades e incompatibilidades entre a noção de leitura literária e a pedagogia histórico-crítica
Sâmella Priscila Ferreira Almeida, Maria Amélia Dalvi
179-193
PDF
Artigos
Marx e a França revolucionária diante da Alemanha em 1843-1844
Vitor Sartori
194-212
PDF
A teoria marxista da dependência e a categoria Estado dependente
Maíra Machado Bichir
213-236
PDF
Capital, luta de classes e novas leituras de Marx frente à realidade pós-fordista
Zaira Rodrigues Vieira
237-251
PDF
Rejuvenescimento da teoria do capital humano: argumentos para a contrarreforma do ensino médio
Micaela Balsamo de Mello, Rodrigo da Silva Pereira, Pedro Henrique Silva Santos Machado
252-269
PDF
A categoria trabalho e a educação dos jovens na Declaração de Incheon
Caroline de Lima Mendonça, Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Paulo Sergio Tumolo
270-287
PDF
Disputas e tensões no campo da Educação em Direitos Humanos: uma alternativa crítico-dialética
Luiz Gustavo Tiroli
288-307
PDF
Privatização, castigo e política de bonificação educacional: uma análise marxista
William de Farias Barros, Arminda Rachel Botelho
308-320
PDF
Os favorecidos de São Sebastião: as parcerias na educação municipal do Rio de Janeiro (2012-2021)
Regis Arguelles da Costa
321-339
PDF
Antiespecismo e pedagogia histórico-crítica: possibilidades emancipatórias
Guilherme Torres Correa, Camila Itikawa Gimenes
340-355
PDF
Reflexos e reflexões na formação em pedagogia nos cursos EaD: uma análise histórico-crítica
Andressa Pereira Silva Sartori, Andréia Weiss
356-378
PDF
Considerações sobre classe, raça e gênero para uma compreensão concreta da adolescência no Brasil
Angelina Pandita Pereira
379-402
PDF
A sociedade da classe, da raça e das mulheres negras: aproximações possíveis, decolonizações necessárias
Georgina Lima Nunes
403-423
PDF
Memória e usos do passado em games: a representação de Karl Marx em Assassin´s Creed: syndicate
Carlos Prado, Rodrigo Salvador de Araújo
424-443
PDF
“Un poco periodístico y un poco cinematográfico”: a Revolução Mexicana nas páginas da revista Amauta (1926-1930)
Leandro Galastri
444-464
PDF
Notas sobre a formação intelectual e política de Antonio Candido
Vinícius Victor Araujo Barros
465-484
PDF
Clássico/Documentos
Discurso do professor Paulo Freire em Angicos, ao encerramento do curso de alfabetização de adultos
Paulo Freire
485-491
PDF
Resenhas
As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita [Lígia Marcia Martins e Ana Carolina Galvão Marsiglia]
Patrícia Barbosa da Silva
492-498
PDF
Palavra escrita: vida registrada em letras. A alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA) [Adriana de Fátima Franco e Lígia Márcia Martins]
Eduarda Henrique
499-506
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11884
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6219
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
3070
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2531
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
2265