A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI

Autores

  • Newton Duarte UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, formação do indivíduo, marxismo

Resumo

Há lugar no marxismo para a discussão sobre a individualidade? A pedagogia histórico-crítica precisa de uma teoria da formação do indivíduo? O artigo responde afirmativamente a essas duas perguntas e analisa os pilares de uma teoria marxista da formação do indivíduo humano. O ponto de partida é a relação entre os processos de objetivação e apropriação que têm sua gênese na atividade de trabalho. Essa relação é analisada numa perspectiva dialética, materialista e histórica, compreendendo-se a contradição gerada pela luta de classes que confere ao desenvolvimento sociocultural tanto o significado de humanização quanto o de alienação. Dessa maneira, a formação do indivíduo é entendida no interior do processo histórico de autoconstrução do gênero humano, num movimento que parte do em si e caminha em direção ao para si, ou seja, que promove a formação da individualidade livre e universal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP Araraquara

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. Líder do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. E-mail: newton.duarte@uol.com.br. 

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Duarte, N. (2013). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 59–72. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699