EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR

Autores

  • Angelo Antonio Abrantes Faculdade de Ciências - Unesp Bauru

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12406

Palavras-chave:

Pensamento teórico, Ensino, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre a educação escolar e o desenvolvimento do pensamento no indivíduo, identificando na Pedagogia Histórico Crítica apoio teórico à tese de que a educação e o ensino são determinações centrais para a formação da consciência. Apontamos a dimensão política do problema da socialização do conhecimento, defendendo que disseminar o vínculo teórico com a realidade é objeto da luta de classes. Destacamos que a educação escolar se justifica como mediação fundamental para o desenvolvimento do pensamento teórico, pois o ato de pensar pressupõe pensar um objeto, assim, não é possível considerar a práxis educativa esvaziada de conteúdos escolares.

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Biografia do Autor

Angelo Antonio Abrantes, Faculdade de Ciências - Unesp Bauru

Docente Departamento Psicologia da Faculdade de Ciências - Unesp - Bauru

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Publicado

2014-11-07

Como Citar

Abrantes, A. A. (2014). EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 132–140. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12406