PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Marcio Magalhaes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9684

Palavras-chave:

temas transversais, orientação sexual, sexualidade, pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Este artigo analisa como o tema “orientação sexual” foi inserido no currículo oficial brasileiro a partir de alguns pressupostos da pedagogia histórico-crítica, tais como a definição de conhecimentos clássicos e o papel que essa corrente pedagógica atribui à educação escolar. Nesse sentido, questiona-se a relevância do tema para a formação individual e se apresentam algumas considerações sobre como ele poderia ser abordado nas escolas sob a perspectiva da superação da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Marcio Magalhaes da Silva

Graduação em psicologia (2009) e licenciatura em psicologia (2008) pela Unesp-Bauru. Mestrado em educação escolar (2013) pela Unesp-Araraquara.

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Publicado

2014-10-19

Como Citar

da Silva, M. M. (2014). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 78–88. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9684