PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9684Palavras-chave:
temas transversais, orientação sexual, sexualidade, pedagogia histórico-crítica.Resumo
Este artigo analisa como o tema “orientação sexual” foi inserido no currículo oficial brasileiro a partir de alguns pressupostos da pedagogia histórico-crítica, tais como a definição de conhecimentos clássicos e o papel que essa corrente pedagógica atribui à educação escolar. Nesse sentido, questiona-se a relevância do tema para a formação individual e se apresentam algumas considerações sobre como ele poderia ser abordado nas escolas sob a perspectiva da superação da sociedade capitalista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).