Contra-ataque histórico-crítico às Diretrizes de 2018: pela superação da reafirmação hegemônica dos grupos dominantes sobre a formação e intervenção em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.44665Palavras-chave:
Currículo. Educação Física. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação de professores. Intervenção profissional.Resumo
Suscitando o resgate do processo histórico de reafirmação da “política de consenso” sobre o campo acadêmico-profissional da Educação Física brasileira, a presente investigação objetiva justapor as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física e o “ideário pedagógico neoliberal”. Avalia, para tanto, com base em pressupostos lógicos e gnosiológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, a expressividade do processo de reafirmação do consenso “passivo” sobre a revisão curricular da área. Lança mão, como esforço de síntese, de pressupostos axiológicos e ontológicos desta pedagogia enquanto interrogações e proposições às políticas curriculares para formação e intervenção de professores em Educação Física.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ediberto Ferreira de; SILVA, William José Lordelo. Contribuição à crítica da formação de professores de educação física: em defesa da licenciatura ampliada. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 104-117, dez. 2014.
BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 343-360, mai./ago. 2008.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 58, de 18 de fevereiro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Brasília, p. 1-21, 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces058_04.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021. BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, p. 1-5, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 584, de 3 de outubro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Educação Física. Brasília, p. 1-14, 2018a. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-ces-584-2018-10-03.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, n.p., 2018b. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795. Acesso em: 14 fev. 2021.
DUARTE, Newton. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 607-618, set./dez. 2006.
DUARTE, Newton. A liberdade como princípio estruturante do currículo escolar. In: PASQUALINI, Juliana Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. p. 65-82.
DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago. 2003.
DUARTE, Newton. O construtivismo seria pós-moderno ou o pós-modernismo seria construtivista? (Análise de algumas idéias do “construtivismo radical” de Ernest von Glasersfeld). In: DUARTE, Newton. (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 87-106.
DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia Martins; DUARTE, Newton. (Orgs.) Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 33-51.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016. 160 p.
DUARTE, Newton. Pela superação do esfacelamento do currículo realizado pelas pedagogias relativistas. p. 1-10, 2008a. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/pela_superacao_esfacelamento_curriculo.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008b. 107 p.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: critica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2011a. 355 p.
LEMOS, Lovane Maria; VERONEZ, Luiz Fernando; MORSCHBACHER, Márcia; BOTH, Vilmar José. As contradições do processo de elaboração das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 27-49, jul./set. 2012.
NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediação da regulamentação da profissão. 383 f. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação, UFF/FE, 2004.
QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A formação do professor de Educação Física e as novas diretrizes curriculares frente aos avanços do capital. Motrivivência, Florianópolis, v. 23, n. 26, p. 69-87, jun. 2006.
REZER, Ricardo; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn; SÁ, Clodoaldo Antonio de; REZER, Carla dos Reis; MATIELLO, Marizete Lemes da Silva; ROCHA, Deizi Domingues; STANGA, Adriani Cristiani; KLEINUBING, Neusa Dendena; DUTRA, Altamir Trevisan. As diretrizes curriculares nacionais: desdobramentos para a formação inicial em educação física – ou, por que avançamos tão pouco?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. s472-s485, abr./jun. 2014.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996a. 247 p.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013a. 472 p.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011a. 137 p.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico. In: BRITO, Silvia Helena Andrade de; CENTENO, Carla Villamaina; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 11-38.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 13-35.
SOUSA SOBRINHO, José Pereira. Formação de professores na sociedade do capital: uma análise crítica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de educação física. Motrivivência, Florianópolis, v. 23, n. 36, p. 129-148, jun. 2011.
SOUZA, Maristela da Silva; FUCHS, Marcius Minervini; RAMOS, Fabrício Krusche. Diretrizes curriculares nacionais e o processo de formação de professores em educação física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 17-29, dez. 2014.
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. Formação humana e formação de professores de Educação Física: para além da falsa dicotomia licenciatura x bacharelado. In: TERRA, Dinah Vasconcellos; SOUZA JÚNIOR, Marcílio (Orgs.). Formação em Educação Física & ciências do esporte: políticas e cotidiano. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Goiânia: CBCE, 2010. p. 13-47.
TAFFAREL, Celi Zülke. Formação de professores de Educação Física: diretrizes para a formação unificada. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 95-133, jan/jun. 2012.
VENTURA, Paulo Roberto Veloso; ANES, Rodrigo Roncato Marques. Formação profissional em educação física: dilemas, divergências e protagonismos das DCN atuais. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa. (Orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Formação profissional e mundo do trabalho. v. 4. Natal: EDUFRN, 2020. p. 13-29.
VERONEZ, Luiz Fernando Camargo; LEMOS, Lovane Maria; MORSCHBACHER, Márcia; BOTH, Vilmar José. Diretrizes curriculares da educação física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 809-823, out./dez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).