Contra-ataque histórico-crítico às Diretrizes de 2018: pela superação da reafirmação hegemônica dos grupos dominantes sobre a formação e intervenção em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.44665

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação de professores. Intervenção profissional.

Resumo

Suscitando o resgate do processo histórico de reafirmação da “política de consenso” sobre o campo acadêmico-profissional da Educação Física brasileira, a presente investigação objetiva justapor as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física e o “ideário pedagógico neoliberal”. Avalia, para tanto, com base em pressupostos lógicos e gnosiológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, a expressividade do processo de reafirmação do consenso “passivo” sobre a revisão curricular da área. Lança mão, como esforço de síntese, de pressupostos axiológicos e ontológicos desta pedagogia enquanto interrogações e proposições às políticas curriculares para formação e intervenção de professores em Educação Física.

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Biografia do Autor

Júlio César Maia, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa Germinal - Sociedade, Cultura e Formação Humana (UFJ/CNPq): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7833207206411107. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1566093335953705. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7162-2136; E-mail: jcesarm@outlook.com.

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente nos cursos de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Líder do Grupo de Pesquisa Germinal - Sociedade, Cultura e Formação Humana (UFJ/CNPq): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7833207206411107. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3823041497150247. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4193-3766; E-mail: smichele@ufg.br.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Maia, J. C., & Sacardo, M. S. (2022). Contra-ataque histórico-crítico às Diretrizes de 2018: pela superação da reafirmação hegemônica dos grupos dominantes sobre a formação e intervenção em Educação Física. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 610–629. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.44665