OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Ligia Marcia Martins UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural, conteúdos de ensino, educação escolar.

Resumo

Esse artigo visa a apresentar a unidade teórico-metodológica existente entre a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Coloca em destaque, para além da afiliação de ambas as teorias ao materialismo histórico-dialético, as premissas básicas que apontam na direção da afirmação da educação escolar como condição de humanização dos indivíduos, bem como a transmissão dos conhecimentos historicamente sistematizados como uma das exigências para a consecução dessa finalidade. Nessa direção, visamos demonstrar que a pedagogia histórico-crítica contém, em sua interioridade, um sólido fundamento psicológico, coerentemente edificado por uma concepção histórico- cultural de homem, de sociedade e da natureza educativa que pauta a relação entre ambos por meio da atividade vital humana, isto é, por meio do trabalho. É no bojo desses fundamentos que a aliança entre essa teoria pedagógica e a psicologia histórico-cultural se evidencia.

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Biografia do Autor

Ligia Marcia Martins, UNESP Bauru

Livre Docente em Psicologia da Educação, professora do curso de Formação de Psicólogos da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru e do curso de Pós Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Membro do Grupo de Pesquisas “Estudos Marxistas em Educação” e do Grupo de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). E-mail: ligiamar@fc.unesp.br. 

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Martins, L. M. (2013). OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 5(2), 130–143. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705