O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51490

Palavras-chave:

Conhecimento objetivo, Pedagogia histórico-crítica, Negacionismo, Pós-modernismo, Filosofia marxista

Resumo

O artigo argumenta ser necessário que a educação escolar, em seu trabalho de difusão do conhecimento objetivo, supere tanto o negacionismo como o relativismo. Em apoio à tese do significado político do conhecimento objetivo e de sua difusão, o artigo analisa aspectos dos conhecimentos científicos que podem contribuir para o enriquecimento da concepção de mundo dos alunos. A análise desses aspectos apoia-se na tese de que uma tendência existente no desenvolvimento histórico da ciência é a de sua aproximação à filosofia materialista, histórica e dialética. O artigo se posiciona criticamente em relação a três concepções curriculares hegemônicas e, também, à famosa contraposição entre aprendizagem ativa e passiva.

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Biografia do Autor

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Araraquara

Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Pós-Doutorado pela Simon Fraser University (SFU) no Canadá; Pós-Doutorado pela University of Sussex (SUSSEX) na Inglaterra; Pós-Doutorado pela University of Toronto (UTORONTO) no Canadá; Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestrado pela Universidade Federal de São Carlos  (UFSCAR); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Coordenador do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2161593951236436  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2161593951236436  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1837-8004 E-mail: newton.duarte@uol.com.br . É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: A Indvidualidade Para-Si (1993), Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski (1996), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000) e Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003). Também organizou as coletâneas Sobre o Construtivismo (2000), Crítica ao Fetichismo da Individualidade (2004) e Critical Perspectives on Activity: Explorations Across Education, Work and Everyday Life (2006), esta última organizada conjuntamente com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Duarte, N. (2022). O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 55–72. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51490