O MARXISMO HISTORICISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Fábio Fernandes Villela Unesp

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13718

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Resumo

A formação de professores, na perspectiva do marxismo historicista, foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (Autor, 2009; 2010-2012 e 2013-2015). No sentido de aprofundar a questão da formação de professores, analisaremos, neste texto, as possibilidades de superação da divisão do trabalho na escola através do trabalho coletivo, elemento fundamental para a organização do trabalho pedagógico e da didática. Para tal finalidade, abordaremos alguns elementos da formação dos bolsistas do Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) de São José do Rio Preto (SP), em 2013-2014, que têm em perspectiva a didática para a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Gasparin (2013) e elaborada a partir de Saviani (1999), com vistas a discutir as interrelações entre a crítica à divisão do trabalho na escola e à inteligência coletiva, tendo como cenário os usos das novas tecnologias aplicadas à educação. Ao elaboramos a crítica à divisão do trabalho na escola, emerge a temática da gestão democrática na escola, especialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Fernandes Villela, Unesp

Fábio Fernandes Villela é sociólogo, professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (SP), atuando na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Estudou na Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), São Paulo, onde cursou, em nível de graduação, Ciências Sociais Sociologia (2000), Ciências Sociais Antropologia (2001) e, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (1998). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Foi professor de sociologia em diversas faculdades de São José do Rio Preto SP e região. Foi presidente do COMDEPHACT Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto SP (Gestão 2009-2010).

 

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Villela, F. F. (2015). O MARXISMO HISTORICISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 196–208. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13718