CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Ligia Marcia Martins UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9702

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, formação de professores, educação escolar

Resumo

A formação de professores é tema recorrente na academia e suas abordagens são as mais diversas. Nesse artigo procuramos apresentar algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para esse debate, levando em conta a concepção de ser humano, desenvolvimento e o papel da escola, em contraposição aos parâmetros atuais que produzem o esvaziamento e a desvalorização do professor e, consequentemente, da educação escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. É líder do grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar” (UFES), membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e do Grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Ligia Marcia Martins, UNESP Araraquara

Livre Docente em Psicologia da Educação, professora do curso de Formação de Psicólogos da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru e do curso de Pós Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Membro do Grupo de Pesquisas “Estudos Marxistas em Educação” e do Grupo de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). E-mail:ligiamar@fc.unesp.br. 

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Marsiglia, A. C. G., & Martins, L. M. (2013). CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 97–105. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9702