A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA

Autores

  • Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação Universidade Federal da Bahia
  • Hélio da Silva Messeder Neto Universidade Federal da Bahia
  • Edilson Fortuna de Moradillo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Ciências

Resumo

Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.

Biografia do Autor

Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Assistente I na Universidade Federal da Bahia. É mestre em Ensino de Química pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Também é doutoranda no mesmo programa de pós graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Química e historicidade.

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Publicado

2015-03-25

Como Citar

Anunciação, B. C. P. da, Messeder Neto, H. da S., & Moradillo, E. F. de. (2015). A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 7(1), 243–252. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422