A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422Palavras-chave:
Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de CiênciasResumo
Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).