Projeto do capital para a educação: as cartilhas do Andes-sn e a necessidade da disputa de caráter pedagógico de uma educação emancipadora

Autores

  • Ana Carolina Galvão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernanda de Araújo Binatti Chiote Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Fernando Lacerda Júnior Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55853

Palavras-chave:

Cartilhas GTPE, Andes-SN, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O artigo apresenta uma análise de caráter bibliográfico a partir das Cartilhas elaboradas pelo GTPE/Andes-SN. Objetiva salientar a necessidade da disputa do caráter pedagógico que pode colaborar com uma concepção de educação emancipadora, pautada pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Reconhecemos a contribuição das Cartilhas do GTPE na construção da luta contra o projeto do capital para a educação e os avanços que aos poucos se imprimem nos materiais, sobre a dimensão pedagógica. No entanto, é necessário fortalecer e aprofundar essas discussões no interior do sindicato, superando o poder ilusório, calcado em teorias pedagógicas igualmente ilusórias para melhor amparar o poder real que temos, na luta pela educação que almejamos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara). Docente do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, Líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5679671098647393. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0054673032961970. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8451-8269. E-mail: ana.marsiglia@ufes.br.

Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Docente do Colégio de Aplicação Criarte da mesma instituição, integrante do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e Educação Escolar: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5679671098647393. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9885401483242493. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2290-6575. E-mail: fernanda.chiote@ufes.br.

 

Fernando Lacerda Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0864307656064852. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0486-5162. E-mail: fernando_lac@ufg.br.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Galvão, A. C. ., Chiote, F. de A. B. ., & Júnior, F. L. (2023). Projeto do capital para a educação: as cartilhas do Andes-sn e a necessidade da disputa de caráter pedagógico de uma educação emancipadora. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 262–286. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55853