Projeto do capital para a educação: as cartilhas do Andes-sn e a necessidade da disputa de caráter pedagógico de uma educação emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55853Palavras-chave:
Cartilhas GTPE, Andes-SN, Pedagogia histórico-críticaResumo
O artigo apresenta uma análise de caráter bibliográfico a partir das Cartilhas elaboradas pelo GTPE/Andes-SN. Objetiva salientar a necessidade da disputa do caráter pedagógico que pode colaborar com uma concepção de educação emancipadora, pautada pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Reconhecemos a contribuição das Cartilhas do GTPE na construção da luta contra o projeto do capital para a educação e os avanços que aos poucos se imprimem nos materiais, sobre a dimensão pedagógica. No entanto, é necessário fortalecer e aprofundar essas discussões no interior do sindicato, superando o poder ilusório, calcado em teorias pedagógicas igualmente ilusórias para melhor amparar o poder real que temos, na luta pela educação que almejamos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S.; WOLFF, S. Novas tecnologias e o trabalho docente na modalidade ensino à distância. VI Seminário do Trabalho, 2008, Marília. Anais. Disponível em: https://biblioteca.flacso.org.br/?publication=novas-tecnologias-e-o-trabalho-docente-na-modalidade-ensino-a-distancia Acesso em: 18 jun. 2023.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. 4. ed. n. 2. Brasília-DF: Andes-SN, janeiro, 2013. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/caderno2.pdf
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho de Política Educacional. (org). Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta. Brasília-DF: Andes-SN, v. 1, março, 2016. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/imp-doc-1284030136?utm_medium=referral&utm_source=www.andes.org.br Acesso em: 18 jun. 2023.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho de Política Educacional. (org). Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta. Brasília-DF: Andes-SN, v. 2, outubro, 2019. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/gtpe_final_para_impress_o Acesso em: 18 jun. 2023.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho de Política Educacional. (org). Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta. Brasília-DF: Andes-SN, v. 3, janeiro, 2020a. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_gtpe_vol03_-_web Acesso em: 18 jun. 2023.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho de Política Educacional. (org). Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta. Brasília-DF: Andes-SN, v. 4, setembro, 2020b. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_ensino_remoto Acesso em: 18 jun. 2023.
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS). Conhecendo o Andes-SN: quem sabe mais, luta melhor! Brasília-DF: Andes-SN, 2020c. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_apresandes_2020_web Acesso em: 18 jun. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 183, 21/10/2016. Regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2016a. Brasília-DF: Imprensa Nacional. Seção 1, Edição 204, p. 17, 24 out 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=49711-port-capes-183-uab-24out-pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Educação a Distância. Ofício nº 187/2016-CCB/CGFO/DED/CAPES. Esclarecimentos sobre a Portaria Capes nº 183/2016, ao Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (FORUAB). 2016b. Brasília-DF: 22 de novembro de 2016. Disponível em: https://foruab.ciar.ufg.br/wp-content/uploads/2019/09/Esclarecimentos_sobre_a_Portaria_Capes_183-2016-22.11.16.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.428, 28/12/2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Brasília-DF: Imprensa Nacional. Seção 1, Edição 250, p. 59, 31 dez. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.117, 06/12/2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília-DF: Imprensa Nacional. Seção 1, Edição 239, p. 131, 11 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE. ReUni Digital. Plano de expansão da EaD nas universidades federais. v.4. Brasília: 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/reunidigital/pdf/reuni-digital-volume_04_17-05-22.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
COSTA, C. Comunicação sindical no Brasil: breve resgate e desafios. São Paulo: Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2010.
DAL ROSSO, S. De associação a sindicato. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XX, n. 47, p. 30-40, 2011. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/900296cf72461419b4954e9ddf0ee52e_1548263939.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
DELLA FONTE, S. S. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. Galvão. Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 23-42.
DIAS, E. F. Um sindicato de luta: notas para uma história do Andes-SN. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XX, n. 47, p. 60-72, 2011. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/900296cf72461419b4954e9ddf0ee52e_1548263939.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 35-40, set. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 Acesso em: 18 jun. 2023.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
DUARTE, N. “Um montão de amontoado de muita coisa escrita”. Sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. (org). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas-SP: Autores Associados, 2020, p. 31-46.
ELEJALDE, M. M. F. Acerca del valor teórico y metodológico de la categoría vygotskiana “Vivencia” para la Enseñanza. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 5, n. 3, p. 770-786, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/61121 Acesso em: 18 jun. 2023.
FONSECA, L. S.; ARAÚJO, R. D.; VASCONCELOS, E. C. O Andes-SN e a defesa da educação pública: o Encontro Nacional de Educação como espaço de resistência. Trabalho Necessário, Niterói-RJ, v. 17, n. 33, p. 111-137, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29371 Acesso em: 18 jun. 2023.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Salvador-BA, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18205/1/tese_Carolina%20Nozella%20Gama%20final%20PPGE.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.
MATTOS, M. B. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MIRANDA, K. O Andes-SN e a ruptura com a CUT: o combate à estrutura sindical e o desafio de reorganização da classe trabalhadora. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XX, n. 47, p. 85-96, 2011. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/900296cf72461419b4954e9ddf0ee52e_1548263939.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. 2017. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
PINTO; M. B.; RODRIGUES, S. L.; FARAGE, E. J. Movimento sindical da educação superior pública e as transformações no mundo do trabalho. Temporalis, Vitória-ES, v. 23, n. 45, p. 151-168. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40649/27718 Acesso em: 18 jun. 2023.
SANTOS, L. A.; MELO, V. Entre Córdoba e Bolonha: o REUNI e a contraditória expansão da universidade brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. 1-25, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653586 Acesso em: 18 jun. 2023.
SACCOMANI, M. C. S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, D. Os desafios da educação pública na sociedade de classes. In: ORSO, P. J. et al (org). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas-SP: Autores Associados, 2007. p. 7-26.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 40. ed. (comemorativa). Campinas-SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012 Acesso em: 18 jun. 2023.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. O lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. (org). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas-SP: Autores Associados, 2020, p. 7-30.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classes e a educação escolar. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas-SP: Autores Associados, 2021, p. 103-135.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. Universidade e Sociedade (Brasília), ano XXXI, v. 67, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
SILVA, M. M. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/157212 Acesso em: 18 jun. 2023.
SOLIS, S. S. F. Andes autônoma e democrática. Universidade e Sociedade, Brasília, ano XX, n. 47, p. 8-16, 2011. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/900296cf72461419b4954e9ddf0ee52e_1548263939.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
UFES. Universidade Federal do Espírito Santo. Superintendência de Educação a Distância. Edital nº 011/2022. Edital para seleção de tutor a distância para provimento de vagas existentes e para formação de cadastro de reserva para o curso de licenciatura em ciências biológicas na modalidade a distância. 2022. Disponível em: https://sead.ufes.br/wp-content/uploads/2022/05/Edital-011_2022_Tutor-a-Dist%C3%A2ncia_Biologia.pdf Acesso em: 18 jun. 2023.
VALENTE, J. A. Tecnologias e educação a distância no ensino superior : uso de metodologias ativas na graduação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97-113, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9871 Acesso em: 18 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).