A didática nas ideias pedagógicas e a captura pela pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51505

Palavras-chave:

Didática, Pós-modernidade, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise a respeito do desenvolvimento histórico da didática na educação brasileira, sob a ótica da pedagogia histórico-crítica, ao longo de quatro períodos históricos. Dá centralidade à didática e as relações entre as ideias pedagógicas e o movimento pós-moderno evidenciando suas expressões na didática. Observa que a mesma vem sendo escamoteada em resposta às necessidades de manutenção do status burguês.

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Biografia do Autor

Adalgiza Gobbi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (UFES); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40337 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9922794386571143 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2220-3653   E-mail: adalgizagobbi@gmail.com  

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES); Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Infantil Criarte/UFES e integrante do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40337 Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7217396272332732 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1890-6690 E-mail: lucianaprgs@gmail.com

Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES); Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo e membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar” - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40337. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6131931679314895. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9311-6640. E-mail: paulianerhodes@gmail.com.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar (UFES) https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40337 - membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4311  Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0054673032961970 Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8451-8269 E-mail: galvao.marsiglia@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gonçalves Gobbi, A., Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, L. ., Pimentel Rhodes Gonçalves, P. ., & Galvão , A. C. (2022). A didática nas ideias pedagógicas e a captura pela pós-modernidade. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 160–174. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51505