A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, violência e filosofia, luta de classes e educação escolar.

Resumo

Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Coordenador Geral do HISTEDBR, Professor Emérito da UNICAMP e Pesquisador Emérito do CNPq. E-mail: dermevalsaviani@yahoo.com.br. 

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Saviani, D. (2013). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 25–46. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697