A TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS EQUÍVOCOS DA IDENTIDADE ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Autores

  • Cláudio Félix dos Santos
  • Marta Loula Dourado Viana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9454

Palavras-chave:

Escola Nova, Teoria do Professor Reflexivo, Pedagogia Histórico-Crítica, ensino, pesquisa.

Resumo

O presente texto argumenta sobre a não identidade entre ensino e pesquisa no desenvolvimento do trabalho educativo e na formação do professor. Trata-se de problematizar uma questão há algum tempo defendida pelas correntes hegemônicas no campo educativo que preconiza ser a pesquisa em detrimento do ensino uma forma mais eficaz, avançada e promissora no processo de aprendizagem. No texto nos posicionamos contrários a essa perspectiva e formulamos, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, algumas críticas e indicações para o enfrentamento da hegemônica teoria do professor reflexivo na formação docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Félix dos Santos

Professor da UNiversidade do Estado da Bahia, pesquisador doCEPEHU, LEPEL e Estudos Marxistas em Educação.

Marta Loula Dourado Viana

Mestre em Educação. Professora no Departamento de Educação da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC). Pesquisadora do Grupo de Estudos Marxistas em Educação e do CEPEHU - Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Santos, C. F. dos, & Viana, M. L. D. (2012). A TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS EQUÍVOCOS DA IDENTIDADE ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 71–80. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9454