TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9710Palavras-chave:
Educação Infantil, proposta pedagógica, pedagogia histórico-crítica, teoria histórico- cultural.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória de implantação da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru e enfatiza o processo de formulação colaborativa de uma nova proposta pedagógica ancorada na perspectiva marxista, discutindo os avanços e dificuldades encontrados na elaboração do referido documento para garantir os princípios desta concepção na orientação teórico-prática do coletivo escolar. Para tanto, foi necessário recuperar a memória do trabalho desenvolvido nesta etapa de ensino desde sua implantação no município; pois entende-se que, ao investigar as ações educativas passadas, é possível compreender o posicionamento teórico adotado para a efetivação do caráter formal que a escola da infância assume no contexto desta pedagogia. Para a organização do estudo, optamos pelo relato de experiência, por melhor adequar-se aos propósitos deste trabalho e permitir conhecer as variáveis que contribuíram para a opção pela pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural como unidade teórica privilegiada para o ensino da criança de zero a cinco anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).