AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Lucas André Teixeira UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12426

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, ensino de geografia, educação escolar.

Resumo

O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica  para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se  caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas André Teixeira, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Licenciatura Plena em Geografia, Mestrado e Doutorado em educação ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental - UNESP/Bauru. Professor da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Teixeira, L. A. (2014). AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 189–199. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12426