POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9509Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo.Resumo
O artigo busca delinear as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação dos indivíduos das escolas do campo. Para tanto, faz uma análise dos fundamentos pedagógicos do MST, demonstrando que a educação do campo e, em seu âmbito, a educação do MST, sofrem resquícios das pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender”. Por fim, intenta-se defender a pedagogia histórico-crítica na educação do campo e do MST, como forma de se possibilitar em cada indivíduo singular, direta e intencionalmente, a formação plena de conteúdos os quais são produzidos pelo conjunto da humanidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).