A crítica da pedagogia socialista ao construtivismo: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52606Palavras-chave:
Pedagogia Socialista, Construtivismo, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Desenvolvimento HumanoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a crítica da pedagogia socialista aos pressupostos construtivistas a respeito da aprendizagem dos indivíduos. O construtivismo como teoria psicológica defende a aprendizagem ativa da criança num processo de adaptação ao meio. Deste modo, tende a naturalizar a aprendizagem delegando ao ensino um papel secundário e negativo. Apresentado como uma teoria crítica à pedagogia tradicional foi adotado como uma solução pedagógica para os problemas educacionais, acumulados por anos de negligencia das políticas sociais e educacionais do país. Com base na Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, compreende-se que a aprendizagem está inserida no desenvolvimento histórico social da humanidade e, portanto, é resultado do acúmulo da experiência histórica do gênero humano e da sua produção social. De tal modo, conclui-se que a construção de uma pedagogia socialista prescinde da apropriação teórica dos pressupostos construtivistas, uma vez que relegam os fundamentos socioculturais da aprendizagem, desvalorizando o papel da escola e da docência no processo de ensino aprendizagem da criança
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