A crítica da pedagogia socialista ao construtivismo: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52606

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista, Construtivismo, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Desenvolvimento Humano

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a crítica da pedagogia socialista aos pressupostos construtivistas a respeito da aprendizagem dos indivíduos. O construtivismo como teoria psicológica defende a aprendizagem ativa da criança num processo de adaptação ao meio. Deste modo, tende a naturalizar a aprendizagem delegando ao ensino um papel secundário e negativo. Apresentado como uma teoria crítica à pedagogia tradicional foi adotado como uma solução pedagógica para os problemas educacionais, acumulados por anos de negligencia das políticas sociais e educacionais do país. Com base na Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, compreende-se que a aprendizagem está inserida no desenvolvimento histórico social da humanidade e, portanto, é resultado do acúmulo da experiência histórica do gênero humano e da sua produção social. De tal modo, conclui-se que a construção de uma pedagogia socialista prescinde da apropriação teórica dos pressupostos construtivistas, uma vez que relegam os fundamentos socioculturais da aprendizagem, desvalorizando o papel da escola e da docência no processo de ensino aprendizagem da criança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Rodrigues Carvalho, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)- campus Guarapuava-PR

Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCL-Araraquara-SP. Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia (DEPED)/UNICENTRO-Guarapuava-PR. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História- GETEH - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6371315882412948. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3316868382826064. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4365-1463. E-mail: saulorc1982@gmail.com 

 

Alessandro Melo, UNICENTRO-PR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História (GETEH): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6371315882412948. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2762977075318460. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6119-5081. E-mail: alessandrodemelo2006@hotmail.com

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

ANDERSON, Perry. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

ARROYO, M. Construtivismo: teoria séria, moda preocupante. AMAE educando, n. 238, p. 13-15.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia. Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2017.

CARVALHO, Saulo Rodrigues. Educação escolar na contemporaneidade: o construtivismo e a concepção liberal de desenvolvimento da “natureza humana”. Revista Espaço Acadêmico- UEM, Maringá, n.135, agosto de 2012.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos Cedes, Campinas, n. 44, p. 85-106, 1996.

DUARTE, Newton. Porque é necessário uma análise crítica marxista ao construtivismo? In: Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, p.203-221, 2005.

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Autores Associados; Rio de Janeiro, ANPED, n. 18, p.35-40, 2001.

KLEIN, Lígia. Regina. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 4. ed. São Paulo: Cortez; Campo Grande: Editora UFMS, 2002.

OLIVEIRA, Betty; DUARTE, Newton. Socialização do saber escolar. 4.ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1987.

ROSSLER, João. Henrique. Sedução e alienação no discurso construtivista. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SILVA, Tomás Tadeu da. Desconstruindo o construtivismo pedagógico. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 2, n. 18, jul/dez 1993, p.3-10.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo III. Madrid. Visor, 1995.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKY, Lev Semionovich. e LÚRIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Carvalho, S. R., & Melo, A. (2023). A crítica da pedagogia socialista ao construtivismo: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 205–226. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52606