MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Joao Junior Bonfim Joia Pereira FAFIPA
  • Fatima Aparecida de Souza Francioli

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9456

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural, educação escolar.

Resumo

 Este texto apresenta um estudo da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural e seu objetivo é mostrar a aproximação teórica que existe entre elas e suas contribuições para a educação escolar. Esse interesse apresentou-se a partir do momento em que constatamos que essas duas concepções estão presentes em publicações e produções acadêmicas que discutem o ensino escolar e o trabalho educativo, no entanto alguns aspectos ainda não estão muito claros para os educadores que dizem seguir essa linha de pensamento. Por isso, organizamos o texto de maneira que esclareça que o materialismo histórico e dialético, como princípio filosófico, abarca essas duas teorias permitindo que, no campo educacional, elas possam ser adotadas como referencial para o desenvolvimento do trabalho educativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Junior Bonfim Joia Pereira, FAFIPA

Graduado em Pedagogia e Pós Graduando em Formação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/FAFIPA - Campus Paranavaí. Participação em Projeto de Extensão- Professor Rede Municipal de Alto Paraná.

Fatima Aparecida de Souza Francioli

Graduação em Pedagogia com Supervisão Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1996), especialização em Didática pela Associação de Ensino de Marilia (1987), especialização em Formação de Educadores Academicos para EAD pela Universidade federal do Mato Grosso (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP (2012). Desde 2006 é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí, no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, prática de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, series iniciais do ensino fundamental, metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Pereira, J. J. B. J., & Francioli, F. A. de S. (2012). MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(2), 93–101. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9456