TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: AVANÇO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO OU FENÔMENO DE ALIENAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12434Palavras-chave:
pedagogia histórico-crítica, tecnologias de informação e comunicação, determinismo tecnológico.Resumo
Este artigo busca contribuir com o debate sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar, sob a referência da pedagogia histórico-crítica. São destacados aspectos a serem levados em conta nesse debate, a partir da concepção de que a educação escolar representa um campo específico da luta de classes. Discutem-se as possibilidades de fetichização dessas tecnologias em um mundo onde o determinismo tecnológico faz parte do pensamento hegemônico, amplamente marcado pelas disputas de significados, e pelas pressões dos grupos hegemônicos para a produção e circulação de mercadorias. A partir da crítica a esse sentido hegemônico, enfatiza-se o potencial das TIC como elemento enriquecedor do trabalho educativo, sob a condição destas serem apropriadas de forma subordinada a fins autonomamente determinados, voltados ao processo de humanização do educando.
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