PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Abordagem Sócio-Histórica da LinguagemResumo
A educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita.
PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa; Ensino; Alfabetização; Gêneros discursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).