PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA

Autores

  • Mônica De Araújo Saraiva UNIOESTE
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Abordagem Sócio-Histórica da Linguagem

Resumo

A educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita.

PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa;  Ensino;  Alfabetização; Gêneros discursivos.

Biografia do Autor

Mônica De Araújo Saraiva, UNIOESTE

O artigo integrará o Dossiê.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Saraiva, M. D. A., & Costa-Hübes, T. da C. (2014). PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 7(1), 221–232. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392