Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O não cumprimento deste item pode levar à rejeição do manuscrito.

    O seu manuscrito é inédito e original? O texto segue as Diretrizes para Autores ? O autor está apresentando o texto conforme o template? Tomou os cuidados necessários para a não revelação da autoria no processo da avaliação?

  • O não cumprimento deste item pode levar à rejeição do manuscrito.
     
    O autor tem em mãos os dados de todos os autores? Esta preparado para inserir nos metadados os dados biográficos de cada autor conforme a sequencia exata: nome completo, Unidade e instituição de atuação; Titulação máxima; Grupo de pesquisa de que faz parte seguido do link do Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; CV: link Lattes de cada pesquisador; ORCID; E- mail? Esta ciente de que não será possível inserir autores após a submissão?
  • Se conferiu todos os detalhes, desde já lhe agradecemos. Você está pronto para prosseguir na submissão.

Diretrizes para Autores

Germinal: marxismo e educação em debate é um periódico de acesso aberto e gratuito estruturado em seções temáticas dos dossiês e seções com chamada aberta de artigos e resenhas.

As seções temáticas dos dossiês (Debate, Entrevista e Clássico/Documento) são decididas pelo Comitê Editorial ouvido o Conselho Editorial Nacional e Internacional e são fechadas para submissões espontâneas. A comunidade acadêmica pode sugerir temáticas para a revista, devendo encaminhar propostas ao Comitê Editorial, que ouvirá o Conselho Editorial.

Os textos destinados às seções: artigos e resenhas serão submetidos pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER Portal de Periódicos UFBA) ao Corpo de Avaliadores da Revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas, considerando-se os critérios: (a) adequação ao perfil da revista; (b) rigor teórico-metodológico na apropriação e uso do referencial marxista; (c) cumprimento das normas gramaticais da língua portuguesa e construção de uma linha argumentativa sólida e coerente; (d) cumprimento das normas da ABNT.

Preenchimento dos metadados

No processo de submissão o autor deve estar preparado para inserir os nomes dos autores e os títulos do trabalho nos metadados em letras minúsculas. Todos os metadados devem ser preenchidos, incluindo titulação máxima; unidade e instituição de vinculação, nome do grupo de pesquisa, link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, link para plataforma Lattes, Orcid e e-mail. Existindo mais de um autor, todos os metadados dos co-autores devem ser informados no ato da submissão.

A conduta cuidadosa dos autores no preenchimento dos metadados contribui para a celeridade da publicação e para a melhoria da circulação e avaliação do periódico.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) devem ser informados apenas no preenchimento dos metadados, não devendo constar no arquivo submetido para avaliação qualquer referência que permita identificar a autoria do trabalho. Lembramos que, no processo de edição, após a avaliação e aprovação do artigo, os dados sobre o(s) autor(es) (nome e nota de rodapé com título, área de atuação e e-mail) serão apanhados nos metadados e incluídos para divulgação durante a publicação em versão PDF.

Prearação dos manuscritos para a submissão

No V. 11, N. 3 de Germinal: marxismo e educação em debate publicamos o Template 2020. A finalidade deste template é facilitar o processo de preparação dos originais para a submissão.

Os manuscritos devem ser submetidos rigorosamente conforme o template:

Formato .doc, fonte Garamond, espaço entre linhas de 1,5, tamanho 11, justificados. Devem obedecer ao limite máximo de 30 páginas, contando os títulos, subtítulos, resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, o texto, as citações, as referências bibliográficas e as notas inseridas no final do texto.

Os títulos devem estar em português, espanhol e inglês (nesta ordem), iniciando o arquivo, centralizados, em negrito e caixa alta.

Cada um dos resumos deve conter no máximo 800 caracteres com espaços, incluídas as palavras-chave separadas por ponto final. Devem ser colocados em tamanho dez e justificados com espaçamento simples entre linhas. O título "Resumo" deve anteceder o texto do resumo na primeira linha, em itálico e negrito, seguido de dois pontos. As palavras chave devem estar imediatamente abaixo do resumo.

Resumos, referências, citações devem seguir as normas padronizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Todas as notas devem ser inseridas automaticamente no final do arquivo, em tamanho 9, espaçamento entre linhas simples, espaçamento 3pt antes de cada nota.

Todos os textos enviados devem ser revisados quanto às normas gramaticais da língua portuguesa (no caso dos resumos, revisar as normas gramaticais das línguas inglesa e espanhola) e às normas da ABNT.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente o reconhecimento da política de direitos autorais da revista. Os trabalhos publicados são voluntariamente cedidos pelo autor para primeira publicação sem qualquer remuneração.

Após aprovados, os arquivos serão convertidos em PDF, com numeração inicial e final correspondente à localização sequencial do artigo na revista, sendo estes dados referidos na capa da revista na ocasião da publicação.
 

Artigos

Manuscritos originais com no máximo 30.000 caracteres com espaços, considerando títulos, resumos, palavras chave e notas. Pode ser de demanda espontânea ou vinculado à temática do número, preferencialmente, correspondendo a balanços da produção do conhecimento, ensaios teóricos, pesquisas ou problemáticas da prática social.

Resenhas

Seção dedicada a apresentações e comentários críticos de textos clássicos ou atuais, teses ou dissertações destacados por sua contribuição para o desenvolvimento do marxismo, para a crítica da educação e do ensino, para a crítica das políticas educacionais etc, com evidente orientação teórica marxista. A comissão editorial pode encomendar resenhas de textos relacionados à seção debates.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.