Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O não cumprimento deste item levará à rejeição do manuscrito.

    O seu manuscrito deve ser inédito e original? O texto segue as Diretrizes para Autores ? O autor está apresentando o texto conforme o template e não pode ter nenhum tipo de indentificação

  • O não cumprimento deste item pode levar à rejeição do manuscrito.

    A autora/o autor tem em mãos os dados de todas as autoras e os autores? Nos metadados, os dados biográficos de cada autora/autor devem ser preenchidos da seguinte forma: Titulação acadêmica máxima. Unidade e instituição de atuação. Grupo de pesquisa a qual faz parte, seguido do link do Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Currículo Lattes: link do Lattes. Orcid: link do Orcid. E- mail.

    Vale destacar de que não é possível inserir autoras/autores após a submissão.
  • Se conferiu todos os detalhes, desde já lhe agradecemos. Você está pronto para prosseguir na submissão.

Diretrizes para Autores

Germinal: marxismo e educação em debate é um periódico de acesso aberto e gratuito estruturado em seções temáticas dos dossiês e seções com chamada aberta de artigos e resenhas.

As seções temáticas dos dossiês (Debate, Entrevista e Clássico/Documento) são decididas pelo Comitê Editorial ouvido o Conselho Editorial Nacional e Internacional e são fechadas para submissões espontâneas. A comunidade acadêmica pode sugerir temáticas para a revista, devendo encaminhar propostas ao Comitê Editorial, que ouvirá o Conselho Editorial.

Os textos destinados às seções Artigos e Resenhas serão submetidos pelo sistema eletrônico da revista (OJS) ao Corpo editorial científico da revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas, considerando-se os critérios: (a) adequação ao perfil da revista; (b) rigor teórico-metodológico na apropriação e uso do referencial marxista; (c) cumprimento das normas gramaticais da língua portuguesa e construção de uma linha argumentativa sólida e coerente; (d) cumprimento das normas da ABNT.


Preenchimento dos metadados

No processo de submissão a autora/o autor deve inserir os nomes das/dos autoras/autores e os títulos do trabalho nos metadados em letras minúsculas (não usar caixa alta). Todos os metadados devem ser preenchidos, incluindo titulação máxima; unidade e instituição de vinculação, nome do grupo de pesquisa, link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, link para plataforma Lattes, Orcid e e-mail. Existindo mais de uma/um autora/autor, todos os metadados dos co-autores devem ser informados no ato da submissão.

Ex.: Ex.: Doutora em Educação (UFSC). Professora da Faculdade de Educação da UFSC. Pesquisadora do Grupo de Investigação em Política Educacional (UFSC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5307741588036634. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5308-9203. E-mail: sofia.vieirapinto@ufsc.br

Os nomes das/dos autoras/autores devem ser informados apenas no preenchimento dos metadados, não devendo constar no arquivo submetido para avaliação qualquer referência que permita identificar a autoria do trabalho. Lembramos que, no processo de edição, após a avaliação e aprovação do artigo, os dados das autoras e autores fornecidos nos metadados serão incluídos para divulgação na versão final do artigo em arquivo PDF.


Prearação dos manuscritos para a submissão

No v.11, n.3 da Germinal: marxismo e educação em debate publicamos o template 2020. A finalidade deste template é facilitar o processo de preparação dos originais para a submissão.

Os manuscritos devem ser submetidos rigorosamente conforme o template:

(A) Artigos

Os artigos devem ser encaminhados em formato .doc ou .docx, folha A4, margens de 3 cm superior e esquerda, 2,5 cm nas margens direita e inferior, fonte Garamond tamanho 11, espaço entre linhas de 1,5, texto justificado. O texto deve ter entre 35.000 e 75.000 caracteres com espaço, contando os títulos e subtítulos, os resumos em português, inglês e espanhol, as palavras-chave, o texto, as citações, as referências bibliográficas e as notas de final de texto.

Os títulos são listados em três línguas - português, espanhol e inglês (nesta ordem) - e devem iniciar o arquivo em um texto centralizados, em negrito e caixa alta.

Cada uma das versões do resumo deve conter no máximo 800 caracteres com espaços, incluídas as palavras-chave. O título "Resumo" deve anteceder o texto do resumo na primeira linha, em itálico e negrito, seguido de dois pontos. O texto dos resumos deve ser justificado e ter espaçamento simples entrelinhas. As palavras-chave devem estar imediatamente abaixo do resumo e devem ser separadas por ponto final.

Todas as notas devem ser inseridas no final do arquivo, e não como nota de rodapé. O tamanho da fonte Garamond é dez (10) e espaçamento entrelinha simples e espaçamento de 3 pt antes e depois de cada nota.


(B) Resenhas

A seção Resenhas é dedicada a publicações de avaliações críticas de livros autorais ou organizados lançados nos três últimos anos referentes à publicação do número da revista Germinal (ex.: se você está submetendo a sua resenha para um número da Germinal a ser publicado em 2022, o manuscrito só poderá examinar livros lançados de 2019 em diante). As resenhas serão publicadas em português ou espanhol.

Os livros a serem resenhados devem ter um destaque por sua contribuição para o desenvolvimento do marxismo nas suas múltiplas vertentes, para a crítica da educação, do ensino, da pesquisa, da extensão e das políticas educacionais. O objetivo é duplo: apresentar novos e relevantes lançamentos editoriais no Brasil e no exterior ao público leitor da revista, bem como estimular o debate franco e respeitoso de ideias dentro da tradição marxista, célebre por suas polêmicas internas.

As resenhas devem ser encaminhadas em formato .doc ou .docx, folha A4, margens de 3 cm superior e esquerda, 2,5 cm nas margens direita e inferior, fonte Garamond tamanho 11, espaço entrelinhas de 1,5, texto justificado. O texto deve ter entre 15.000 e 25.000 caracteres com espaço, contando o título, a ficha técnica, o texto, as citações, as referências e as notas de final de texto.

As notas explicativas devem ser inseridas no final do arquivo, e não como nota de rodapé. O tamanho da fonte é dez e espaçamento entrelinha simples.

O título da resenha será o nome do livro seguido do nome da autor (ou autor) entre colchetes:
Ex.: O capital: crítica da economia política. Livro III. [Karl Marx]

Logo no seu início, a resenha deve apresentar a ficha técnica da obra em questão, informando título, nome da autora ou do autor, cidade e nome da editora, ano da publicação e número de páginas. Assim, não é necessário colocar título na resenha, nem apresentar resumos e palavras-chave. Veja o exemplo abaixo:

Título: Cadernos do cárcere, vol.1
Autor: Antonio Gramsci
Cidade e editora: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira
Ano da publicação: 1999
Páginas: 498

*

Se tiver dúvidas, consulte os artigos e resenhas do último número publicado da revista ou envie mensagem para o Comitê editorial.

Todos os textos devem ser rigorosamente revisados antes do envio e estar de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa (no caso dos resumos, revisar as normas gramaticais das línguas inglesa e espanhola) e da ABNT. Indicamos que trechos em língua estrangeira sejam vertidos para o português, mesmo que em tradução livre. Isto tornará o texto mais acessível ao público brasileiro.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente o reconhecimento da política de direitos autorais da revista. Os trabalhos publicados são voluntariamente cedidos pela/pelo autora/autor para primeira publicação sem qualquer remuneração.
 

Artigos

Os artigos publicados são manuscritos originais em português ou espanhol e devem ser vinculados à temática do número ou serem de tema livre dentro do escopo da revista, correspondendo a ensaios e pesquisas teórico-empíricas nas áreas da teoria marxista, educação e análises de conjuntura.

Os artigos devem ser encaminhados em formato .doc ou .docx, folha A4, margens de 3 cm superior e esquerda, 2,5 cm nas margens direita e inferior, fonte Garamond tamanho 11, espaço entre linhas de 1,5, texto justificado. O texto deve ter entre 35.000 e 75.000 caracteres com espaço, contando os títulos e subtítulos, os resumos em português, inglês e espanhol, as palavras-chave, o texto, as citações, as referências bibliográficas e as notas de final de texto.

Resenhas

Seção dedicada a apresentações e comentários críticos de textos clássicos ou atuais, teses ou dissertações destacados por sua contribuição para o desenvolvimento do marxismo, para a crítica da educação e do ensino, para a crítica das políticas educacionais etc, com evidente orientação teórica marxista. A comissão editorial pode encomendar resenhas de textos relacionados à seção debates.

As resenhas devem ser encaminhadas em formato .doc ou .docx, folha A4, margens de 3 cm superior e esquerda, 2,5 cm nas margens direita e inferior, fonte Garamond tamanho 11, espaço entrelinhas de 1,5, texto justificado. O texto deve ter entre 15.000 e 25.000 caracteres com espaço, contando o título, a ficha técnica, o texto, as citações, as referências e as notas de final de texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.