FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA

Autores

  • Bruna Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Araraquara
  • Lígia Márcia Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15382

Palavras-chave:

Formação de professores, Pedagogia histórico-crítica, Psicologia histórico-cultural.

Resumo

A formação de professores no Brasil sempre se mostrou problemática, pois nunca conseguiu superar a dicotomia entre teoria e prática. A discussão de qual é o melhor modelo para formação docente em nada contribui para o avanço do conhecimento desta área, uma vez que a formação de bons docentes demanda formação teórica e prática. Diante disso, avaliamos que a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural têm importantes contribuições para a formação de professores que podem auxiliar na superação de tal dilema. O objetivo deste artigo é apresentar proposições, para a formação de professores, ancoradas nestas teorias que têm como base o materialismo-histórico-dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Araraquara

É mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru (2006 - 2009). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2008 - 2009). Tem experiência em docência na Educação Infantil. Atualmente é professora de Ensino Fundamental I, exercendo a função de coordenadora pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (liderado pelo Profº Dr. Newton Duarte) e vice-líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Marxismo, Educação e Cultura (liderado pela Profa. Dra. Áurea de Carvalho Costa). Atualmente, é aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara. Dirige seus estudos para a área da educação escolar, com ênfase em políticas educacionais e formação e desenvolvimento humano na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural ambas apoiadas no materialismo histórico-dialético.

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1979), graduação em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (1980), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP campus de Bauru (2001). Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP nos cursos de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, e Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Carvalho, B., & Martins, L. M. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 172–181. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15382