FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15382Palavras-chave:
Formação de professores, Pedagogia histórico-crítica, Psicologia histórico-cultural.Resumo
A formação de professores no Brasil sempre se mostrou problemática, pois nunca conseguiu superar a dicotomia entre teoria e prática. A discussão de qual é o melhor modelo para formação docente em nada contribui para o avanço do conhecimento desta área, uma vez que a formação de bons docentes demanda formação teórica e prática. Diante disso, avaliamos que a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural têm importantes contribuições para a formação de professores que podem auxiliar na superação de tal dilema. O objetivo deste artigo é apresentar proposições, para a formação de professores, ancoradas nestas teorias que têm como base o materialismo-histórico-dialético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).