A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52710

Palavras-chave:

Subjetividade, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Dimensão Subjetiva da Realidade, Educação

Resumo

Esse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade  teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Saulo Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagogo da SEMED/Manaus. Professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do Curso de Psicologia da UECE: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4513680404289170 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5838060098406931  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6440-1546. E-mail: saulocmm@hotmail.com  

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação e do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Atividade Docente e Subjetividade (GADS): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5419396065174800. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1565105678352914. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0265-9354. E-mail: iajunqueira@uol.com.br.

Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Pesquisadora do Projeto CAPES-PROCAD Amazônia: os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes Amazônidas. Participante do Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano FAPSI/UFAM: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5302452265251442. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2527241349294798. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8470-9460. E-mail: isacris29@gmail.com

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Professora Adjunta do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de Pós Graduação em Educação da mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do Curso de Psicologia da UECE: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4513680404289170. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4628319700681937. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6106-9229. E-mail: anaignezbelem@gmail.com.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Vieira, S., Aguiar, W. M. J. de, Ferreira, I. C. F., & Lima, A. I. B. (2023). A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 159–182. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52710