O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Julia Malanchen UNIOESTE
  • Ricardo Eleutério dos Anjos UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9704

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, currículo

Resumo

Este trabalho aponta as articulações existentes entre os fundamentos da psicologia histórico- cultural e da pedagogia histórico-crítica, no que tange à questão dos conteúdos que devem compor o currículo escolar. A correta organização do processo de ensino pelo professor, por meio de conhecimentos científicos, bem como a apropriação do conteúdo clássico, por parte do aluno, favorece o desenvolvimento psíquico ao suscitarem o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades. Desse modo, afirmamos que a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica alinham-se tanto no que se refere à perspectiva marxista da revolução socialista, como no que se refere à concepção de formação da individualidade e do papel da educação escolar na emancipação humana. 

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Biografia do Autor

Julia Malanchen, UNIOESTE

Docente da Unioeste – Foz do Iguaçu-PR. E-mail: julia_malanchen@hotmail.com.

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNESP

Doutorando em Educação Escolar pela Unesp – Araraquara-SP. E-mail: ricardo.eleuterio@hotmail.com.    

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Malanchen, J., & Anjos, R. E. dos. (2013). O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 118–129. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9704