MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Federal da Bahia - FACED

Palavras-chave:

Entrevista, SAVIANI, Dermeval, Modo de Produção, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Os editores da Revista Germinal não tiveram dúvidas ao escolher Dermeval Saviani como o primeiro entrevistado. As contribuições do autor, um clássico da História da Educação e da Pedagogia Marxista no Brasil, são essenciais para pensar a superação da pedagogia do capital e a produção da pedagogia comunista. Entre junho e agosto de 2008, deram-se os estudos sobre a obra do autor, a estruturação do roteiro que serviria de base às reflexões do mestre, e a produção das respostas. O roteiro enviado ao Prof. Saviani privilegiou questões que permitiram ao autor precisar (1) o caráter ontológico da categoria modo de produção na obra de Marx e Engels; (2) as contribuições deste constructo teórico ao modo como o historiador da educação e pedagogo vai conduzir suas pesquisas sobre a História da Educação na formação social brasileira e sobre a produção da pedagogia histórico-crítica; (3) a proposição da história, em uma perspectiva dialética, como eixo articulador de um currículo que atenda às exigências postas pela sociedade moderna à escola; (4) os nexos entre modo de produção, trabalho e educação, precisando sua posição ante o debate “educação tecnológica” e “educação politécnica”; (5) retomar a avaliação que vem fazendo sobre a história da política educacional brasileira e sua posição sobre a política que levaria à uma educação de qualidade; (6) as tarefas que considera centrais aos pedagogos marxistas; e (7) indicar um programa de historicização que deve ser seguido pelos professores, cabendo à educação formal institucionalizada levar a “elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens”. O resultado é um texto de síntese sobre a trajetória teórica do pesquisador, indispensável para recuperar os nexos da pedagogia histórico-crítica com o marxismo 

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Federal da Bahia - FACED

Doutora em Filosofia e História da Educação (2007) pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Física (1996) pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professora Adjunto 2 da Universidade Federal da Bahia (2011- ). Atuou no Programas de Pós-Graduação "Mestrado Associado em Educação Física UEM/UEL" (2008-2013). Atua no "Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA" (2011- ), linha Teoria Marxista, Pedaogia Socialista, Educação Física e Esportes. Orientadora de Mestrado e Doutorado. Pesquisa a contribuição da Concepção Materialista e Dialética da História para a prática pedagógica, a formação de professores, a produção do conhecimento e as políticas educacionais. Atua como pesquisadora nos projetos (a) do Diagnóstico Nacional do Esporte; (b) Epistefe Nordeste; É membro dos Grupos HISTEDBR e LEPEL/UFBA. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate.

Downloads

Publicado

2009-03-12

Como Citar

Saviani, D. (2009). MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 1(1), 110–116. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844