O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463

Palavras-chave:

Lógica dialética, mediação, pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural.

Resumo

Considerando a centralidade da categoria de “mediação” na concepção dialética, para abordar essa categoria na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural o artigo começa por caracterizar a lógica dialética a partir de sua formulação por Hegel com a correspondente crítica de Marx e sua reformulação em bases materialistas. Na sequência, para evidenciar o caráter da dialética como expressão do próprio movimento da realidade, é apresentada a controvérsia entre indutivismo e dedutivismo na filosofia da ciência. No segundo momento examina-se o significado da categoria de “mediação” na pedagogia histórico-crítica, cuja intermediação cm a psicologia histórico-cultural é objeto da terceira parte do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente e em 1991 foi aprovado no Concurso de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é pesquisa e desenvolvimento, ensino da Universidade Estadual de Campinas e professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Emérito da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Saviani, D. (2014). O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 26–43. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463