DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Maria Cláudia da Silva Saccomani UNESP/Araraquara
  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, formação de professores, educação escolar

Resumo

Este artigo, apresentando uma análise histórica da formação de professores, sinaliza o esvaziamento dos fundamentos científicos do processo educativo como conteúdos a serem ensinados nos cursos de formação inicial. À luz da pedagogia histórico-crítica, (re)colocamos no debate sobre a formação de professores o papel da educação escolar na formação dos seres humanos, defendendo uma sólida formação teórica, tendo a prática pedagógica, entendida não mais em seu caráter imediato e pragmático, mas como prática social de máxima humanização dos seres humanos.

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Publicado

2014-11-15

Como Citar

da Silva Saccomani, M. C., & Coutinho, L. C. S. (2014). DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 233–242. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433