Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana

Autores

  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28899

Palavras-chave:

Educação, Germinal, Pedagogia Histórico-Crítica, emancipação humana

Resumo

Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.

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Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formação básica: Filosofia, Especialização: Psicopedagogia, Mestrado: Ciências Sociais Aplicadas à Educação, Doutorado: História e Filosofia da Educação, Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do 

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

Orso, P. J. (2019). Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 78–89. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28899