Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
Publicado:
2022-12-30
Editorial
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
Cezar Luiz de Mari, Lara Carlette Thiengo, Osvaldo Teodoro dos Santos Filho, Mario Mariano Ruiz Cardoso
1-10
PDF
Entrevista
A agenda pós-moderna na educação e o trabalho docente
Amanda Moreira da Silva
11-18
PDF
Debate
Constantes pós-modernas: críticas fracas e sua força
Eurelino Coelho
19-37
PDF
Hegel, o pós-moderno e o problema da verdade
Emiliano Alessandroni
38-54
PDF
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo
Newton Duarte
55-72
PDF
A sobrevida da agenda pós-moderna e seus malabarismos teórico-políticos
Sandra Soares Della Fonte
73-94
PDF
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Marlon Sandro Lesnieski
95-112
PDF
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
Jeferson Anibal Gonzalez
113-125
PDF
A educação colocada no impasse da reestruturação produtiva e os efeitos da pós-modernidade sobre a condição cognitiva
Atanásio Mykonios
126-144
PDF
As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora
Célia Regina Vendramini, Giovanni Frizzo
145-159
PDF
A didática nas ideias pedagógicas e a captura pela pós-modernidade
Adalgiza Gobbi, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves, Ana Carolina Galvão
160-174
PDF
O fetiche da experiência e o recuo da teoria na pesquisa em educação
Tanise Baptista de Medeiros, Denis Angelo
175-188
PDF
Império das competências: nada de novo no projeto do capital para a chamada educação do século XXI. A busca do antídoto para o seu próprio veneno?
Adriana Machado Penna, Bruna Siqueira dos Santos Señorans, Gleicimar Gonçalves de Lima, Juliana Ferreira da Silva, Leandro Martins Costa, Marcelo Werneck Guimarães, Martha Regina Pessôa Dian
189-218
PDF
O irracionalismo de Hayek e o pós-fascismo
André Guimarães
219-242
PDF
Filosofia da práxis, verdade e ciência em tempos de miséria do saber: proposições sobre a análise da realidade concreta e o “método de Gramsci”
Helton Messini da Costa, Rodrigo Lima R. Gomes
243-260
PDF
Crise do marxismo e a abordagem pós-moderna: impactos sobre as lutas sociais
Iasmim Moureira Costa, Elaine Nunes Silva Fernandes
261-273
PDF
Feminismo marxista na biblioteca virtual SciELO e a contraposição à ideologia pós-moderna
Eliane do Socorro de Sousa Aguiar, Wanny Sobrinho Costa
274-288
PDF
O pensamento pós-moderno e suas implicações na educação ambiental: uma análise materialista histórico-dialética
Ana Carolina Brasil de Oliveira, Leonardo Kaplan
289-312
PDF
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
Adrianyce Angélica Silva de Sousa, Ellen Soares Marinho
313-328
PDF
Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
329-345
PDF
Reflexos da fragmentação pós-moderna na formação de professores para a educação básica: os editais como política
Renata Flores
346-365
PDF
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Gislei José Scapin, Maristela da Silva Souza
366-383
PDF
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas
Flavia de Lamare
384-402
PDF
Artigos
Marx superou Hegel? Algumas notas de um debate crítico
Glauber Franco de Oliveira
403-425
PDF
A crítica de Marx à independência do representante em Hegel
Cássio Corrêa Benjamin, André Paiva
426-438
PDF
Trabalho, objetivação e alienação na Ontologia do ser social de Lukács: notas introdutórias
Paulo Henrique Furtado de Araujo
439-461
PDF
Proposições de Anatoli Lunatcharski para a educação soviética: a defesa pela ciência e pela arte
Paula Gonçalves Felicio, Marta Chaves, Jani Alves da Silva Moreira
462-473
PDF
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
Daniel Longhini Vicençoni, Marli Delmônico de Araújo Futata, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
474-487
PDF
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
Lucélia Costa Araújo, Maria Vilani Cosme de Carvalho
488-500
PDF
Formação de professores para qual trabalho?
Karlliny Martins da Silva, Rafael Rossi
501-512
PDF
Educação, Inovação Disruptiva e os novos desafios à formação profissional da classe trabalhadora frente à ação predatória do capital financeiro
Taise Cristina Gomes Clementino Negreiros
513-534
PDF
A Lava Jato na economia política do Imperialismo Tardio
Luis Eduardo Rocha Maia Fernandes, Juliane da Costa Furno
535-555
PDF
As disputas políticas em torno do petróleo no Brasil: a posição do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - IBP (2014-2021)
Mailson Lucas Portinho
556-579
PDF
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Jorge Luis D'Ávila, Christiane Caetano Fernandes
580-590
PDF
Sociabilidade do capital e proletariado: análise do caráter de classe da cultura corporal
José Pereira Sousa Sobrinho, Niágara Vieira Soares Cunha
591-614
PDF
Clássico/Documentos
A universidade ambígua
Florestan Fernandes
615-619
PDF
A universidade num país periférico
Horácio Macedo
620-626
PDF
A teoria da literatura na perspectiva histórico-dialética
Ranieri Carli; György Lukács
627-633
PDF
Resenhas
O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo [Silvia Federici]
Lilean Cury
634-638
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11273
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6369
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
3759
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2928
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2494