O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51832Palavras-chave:
Marx, Marxismo, Metodologia, Materialismo Histórico e Dialético, Pesquisa EducacionalResumo
Este artigo reflete sobre os procedimentos metodológicos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. O texto mostra as especificidades e particularidades da obra marxiana, sinalizando para os desafios de sua leitura e interpretação. Além disso, mostra que o método em Marx está diluído em suas obras e precisa ser pinçado e descoberto dentro delas. Por fim, são apresentados exemplos do desenvolvimento do método marxiano em escritos do autor. O artigo conclui relacionando a aplicação do método apresentado com o cenário das pesquisas em educação.
Downloads
Referências
BARATA MOURA, José. Materialismo e subjetividade. Lisboa: Editorial Avante, 1977.
CHEPTULIN, Alexandre. A Dialética Materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982.
CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (org.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2016, p. 207 -245.
ENGELS, Friedrich. Prefácio da Primeira Edição. In: MARX, Karl. O Capital: o processo de circulação do capital. Livro II. São Paulo: Boitempo, 2014, p. 79 – 100.
FREITAS, Luiz Carlos. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo, 1989, p. 71-90.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
JAMESON, Frederic. Espaço e Imagem: teorias do Pós-Moderno e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 55-75.
LÊNIN, Vladímir Ilittch. O Estado e a Revolução. São Paulo: Boitempo, 2017
LUCKÁCS, György. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Ad Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 533 – 535.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011a.
MARX, Karl. A Guerra Civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011b.
MARX, Karl. As lutas de classes na França. São Paulo: Boitempo, 2012a.
MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012b.
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital: o processo de produção do capital. Livro I. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MAYER, Gustav. Friedrich Engels: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.
MUSTO, Marcello. O Velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881 – 1883). São Paulo: Boitempo, 2018.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NETTO, José Paulo. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley Neves. A Nova Pedagogia da Hegemonia. estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
NOZAKI, Hajime Tekeuchi. A crise capital em Marx: o debate contemporâneo entre os marxistas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021.
PARO, Vitor Henrique. O Capital para educadores: aprender a ensinar com gosto a teoria científica do valor. São Paulo: Expressão Popular, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).