O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx

Autores

  • Tiago Fávero de Oliveira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51832

Palavras-chave:

Marx, Marxismo, Metodologia, Materialismo Histórico e Dialético, Pesquisa Educacional

Resumo

Este artigo reflete sobre os procedimentos metodológicos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. O texto mostra as especificidades e particularidades da obra marxiana, sinalizando para os desafios de sua leitura e interpretação. Além disso, mostra que o método em Marx está diluído em suas obras e precisa ser pinçado e descoberto dentro delas. Por fim, são apresentados exemplos do desenvolvimento do método marxiano em escritos do autor. O artigo conclui relacionando a aplicação do método apresentado com o cenário das pesquisas em educação.

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Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Professor EBTT do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont. Membro do Grupo These - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde - UFF/UERJ/Fiocruz (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37488). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3796451743136890. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5117-6274. E-mail: tiago.oliveira@ifsudestemg.edu.br.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Oliveira, T. F. de . (2023). O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 407–429. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51832