Proposições de Anatoli Lunatcharski para a educação soviética: a defesa pela ciência e pela arte
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48214Palavras-chave:
Lunatcharski, Educação Soviética, Ciência da História, Ciência, ArteResumo
Neste artigo apresentamos as proposições de Anatoli Vassilievitch Lunatcharski (1875-1933) para a Educação Soviética, em defesa da Ciência e da Arte, assim como suas contribuições para a Educação na atualidade. Lunatcharski participou significativamente da luta pela construção de uma consciência revolucionária, pela edificação de uma nova sociedade e a formação do novo homem comunista. Nesta elaboração, amparadas na Ciência da História, priorizamos o estudo da obra “Artigos e Discursos sobre a Instrução e a Educação” (LUNATCHARSKI, 1988). O referido intelectual propagou as bases do novo sistema de Educação e elaborou os princípios para a edificação da escola comunista.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
ANTUNES, R. Da educação utilitária fordista à multifuncionalidade liofilizada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017. São Luís do Maranhão: Anais... São Luís do Maranhão: UFMA, 2017. p. 1-15. Disponível em: <http://38reuniao.anped. org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt11_textoricardoantunes.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2022.
ANTUNES, R. Da pragmática da especialização fragmentada à pragmática da liofilização flexibilizada: as formas da educação no modo de produção capitalista. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 25-33, jun. 2009a.
ANTUNES, R. Trabalho Intermitente e uberização do trabalho limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, R. (Org.). Uberização, trabalho e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020, p. 11-22.
CHAVES, M. Krupskaya: uma pedagoga revolucionária. 2018. 21 p. Digitado.
ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Psicologia e Pedagogia.
ESTEVAM, D. Um intelectual entre os bolcheviques, um bolchevique entre os intelectuais. In: LUNATCHÁRSKI, A. V. Revolução, arte e cultura. São Paulo: Expressão Popular, 2018. p. 7-50.
FELICIO, P. G. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski: a Educação na Rússia Revolucionária (1917-1929). 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.
FITZPATRICK, S. Lunacharski y la organización soviética de la educación y de las artes (1917-1921). Tradução de Antonio J. Desmonts. Madrid, Espanha: Siglo XXI de España Editores, 1977.
FREITAS, C. R. de O escolanovismo e a pedagogia socialista na União Soviética no início do século XX e as concepções de Educação Integral e Integrada. 2009. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Tradução de Natalya Pavlova e Luiz Carlos de Fretas. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LÉNINE, V. I. A instrução pública. Moscovo: Edições Progresso, 1981.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
LIUBLINSKAIA, A. A. O desenvolvimento psíquico da criança: dos 3 aos 7 anos. 3. ed. Trad. Luis Marques Silva. Lisboa: Editorial Estampa, 1973. Biblioteca Básica de cultura, 2.
LOMBARDI, J. C. A Revolução soviética e a pedagogia histórico-crítica. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Campinas: Armazém do Ipê, 2017. p. 73-100.
LUNACHARSKY, A. V. On literature and art. Tradução de Ganushkin. Moscow: Progress Publishers, 1965.
LUNACHARSKY. A. V. Sobre la literatura y el arte. Tradução de Ariel Bignami. Buenos Aires, Argentina: Axioma Editorial, 1974.
LUNATCHARKI, A. V. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Tradução de Filipe Guerra. Moscovo: Edições Progresso, 1988.
LUNATCHARSKI, A. V. A educação na Rússia revolucionária. Jornal Livro, São Paulo, v.1, n. 10, p. 1-68 out. 2002.
LUNATCHARSKY, A. V. As artes plásticas e a política na URSS. Tradução de João Paulo Borges Coelho. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.
LUNATCHÁRSKI, A. V. Revolução, arte e cultura. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LUNACHARSKY, A. V. Proclamação do comissário do povo para a educação. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Tradução de Natalya Pavlova e Luiz Carlos de Fretas. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 267-273.
LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Porto Alegre: Arte Médicas, 1986.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993.
MARX, K; ENGELS, F. Sobre a literatura e a arte. Tradução de Albano Lima. Lisboa,Portugal: Editorial Estampa, 1971.
MENEZES, M. C. B.; FAUSTINO, R. C.; CHAVES, M. Movimentos sociais e conquista do ensino superior: a formação de pedagogos para a Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 2, n. 2, p. 750-772, jul./dez. 2017. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/4093/11930. Acesso em: 10 jan. 2022.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. (Mundo do trabalho).
MOTTA; V.; EVANGELISTA, O.; CASTELO, R. Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 1-8, abr, 2021. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44475. Acesso em: 10 jan. 2022.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução de Daniel Aarão Reis Filho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa. Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
PRESTES, Z. R.; TUNES, E. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski e os princípios da escola soviética. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 4, n. 6, p. 254-271, jan./jun. 2017.
TEPLOV, R. M. Aspectos Psicológicos Da Educação Artística. In: LURIA, A.; LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. S. Psicologia e Pedagogia. II - Investigações experimentais sobre problemas didácticos específicos. 2. ed. Tradução de: Maria Flor Marques Simões. Editorial Estampa: Lisboa, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Livro para professores. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).