Proposições de Anatoli Lunatcharski para a educação soviética: a defesa pela ciência e pela arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48214

Palavras-chave:

Lunatcharski, Educação Soviética, Ciência da História, Ciência, Arte

Resumo

Neste artigo apresentamos as proposições de Anatoli Vassilievitch Lunatcharski (1875-1933) para a Educação Soviética, em defesa da Ciência e da Arte, assim como suas contribuições para a Educação na atualidade. Lunatcharski participou significativamente da luta pela construção de uma consciência revolucionária, pela edificação de uma nova sociedade e a formação do novo homem comunista. Nesta elaboração, amparadas na Ciência da História, priorizamos o estudo da obra “Artigos e Discursos sobre a Instrução e a Educação” (LUNATCHARSKI, 1988). O referido intelectual propagou as bases do novo sistema de Educação e elaborou os princípios para a edificação da escola comunista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Gonçalves Felicio, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Integrante do grupo de estudos e pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7749225932783468 e do grupo de pesquisa e estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8433138424054924. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3817553997833678. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5946-9802. E-mail: paulag_f@outlook.com.

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação. Docente associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do grupo de pesquisa e estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8433138424054924. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3623759765067532. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8089-1450. E-mail: mchaves@uem.br.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação. Docente adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7749225932783468. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8162047783765424. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3008-0887. E-mail: jasmoreira@uem.br.

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

ANTUNES, R. Da educação utilitária fordista à multifuncionalidade liofilizada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017. São Luís do Maranhão: Anais... São Luís do Maranhão: UFMA, 2017. p. 1-15. Disponível em: <http://38reuniao.anped. org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt11_textoricardoantunes.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2022.

ANTUNES, R. Da pragmática da especialização fragmentada à pragmática da liofilização flexibilizada: as formas da educação no modo de produção capitalista. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 25-33, jun. 2009a.

ANTUNES, R. Trabalho Intermitente e uberização do trabalho limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, R. (Org.). Uberização, trabalho e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020, p. 11-22.

CHAVES, M. Krupskaya: uma pedagoga revolucionária. 2018. 21 p. Digitado.

ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Psicologia e Pedagogia.

ESTEVAM, D. Um intelectual entre os bolcheviques, um bolchevique entre os intelectuais. In: LUNATCHÁRSKI, A. V. Revolução, arte e cultura. São Paulo: Expressão Popular, 2018. p. 7-50.

FELICIO, P. G. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski: a Educação na Rússia Revolucionária (1917-1929). 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

FITZPATRICK, S. Lunacharski y la organización soviética de la educación y de las artes (1917-1921). Tradução de Antonio J. Desmonts. Madrid, Espanha: Siglo XXI de España Editores, 1977.

FREITAS, C. R. de O escolanovismo e a pedagogia socialista na União Soviética no início do século XX e as concepções de Educação Integral e Integrada. 2009. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Tradução de Natalya Pavlova e Luiz Carlos de Fretas. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

LÉNINE, V. I. A instrução pública. Moscovo: Edições Progresso, 1981.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

LIUBLINSKAIA, A. A. O desenvolvimento psíquico da criança: dos 3 aos 7 anos. 3. ed. Trad. Luis Marques Silva. Lisboa: Editorial Estampa, 1973. Biblioteca Básica de cultura, 2.

LOMBARDI, J. C. A Revolução soviética e a pedagogia histórico-crítica. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Campinas: Armazém do Ipê, 2017. p. 73-100.

LUNACHARSKY, A. V. On literature and art. Tradução de Ganushkin. Moscow: Progress Publishers, 1965.

LUNACHARSKY. A. V. Sobre la literatura y el arte. Tradução de Ariel Bignami. Buenos Aires, Argentina: Axioma Editorial, 1974.

LUNATCHARKI, A. V. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Tradução de Filipe Guerra. Moscovo: Edições Progresso, 1988.

LUNATCHARSKI, A. V. A educação na Rússia revolucionária. Jornal Livro, São Paulo, v.1, n. 10, p. 1-68 out. 2002.

LUNATCHARSKY, A. V. As artes plásticas e a política na URSS. Tradução de João Paulo Borges Coelho. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.

LUNATCHÁRSKI, A. V. Revolução, arte e cultura. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LUNACHARSKY, A. V. Proclamação do comissário do povo para a educação. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Tradução de Natalya Pavlova e Luiz Carlos de Fretas. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 267-273.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Porto Alegre: Arte Médicas, 1986.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993.

MARX, K; ENGELS, F. Sobre a literatura e a arte. Tradução de Albano Lima. Lisboa,Portugal: Editorial Estampa, 1971.

MENEZES, M. C. B.; FAUSTINO, R. C.; CHAVES, M. Movimentos sociais e conquista do ensino superior: a formação de pedagogos para a Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 2, n. 2, p. 750-772, jul./dez. 2017. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/4093/11930. Acesso em: 10 jan. 2022.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. (Mundo do trabalho).

MOTTA; V.; EVANGELISTA, O.; CASTELO, R. Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 1-8, abr, 2021. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44475. Acesso em: 10 jan. 2022.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução de Daniel Aarão Reis Filho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa. Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Z. R.; TUNES, E. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski e os princípios da escola soviética. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 4, n. 6, p. 254-271, jan./jun. 2017.

TEPLOV, R. M. Aspectos Psicológicos Da Educação Artística. In: LURIA, A.; LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. S. Psicologia e Pedagogia. II - Investigações experimentais sobre problemas didácticos específicos. 2. ed. Tradução de: Maria Flor Marques Simões. Editorial Estampa: Lisboa, 1991.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Livro para professores. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Felicio, P. G., Chaves, M., & Alves da Silva Moreira, J. (2022). Proposições de Anatoli Lunatcharski para a educação soviética: a defesa pela ciência e pela arte. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 462–473. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48214