Educação, Inovação Disruptiva e os novos desafios à formação profissional da classe trabalhadora frente à ação predatória do capital financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51335

Palavras-chave:

Educação, TICs, Inovação Disruptiva, Aprendizagem Flexível, Capital Financeiro

Resumo

Este artigo propõe discorrer sobre o conceito de inovação disruptiva e como este tem reverberado nas políticas educacionais em um contexto marcado pelo acirramento da política econômica neoliberal.  Ele parte de revisão bibliográfica e documental orientada pelo método crítico-dialético para analisar os principais elementos teóricos necessários à apreensão do objeto proposto. Compreendemos que a defesa por inovações disruptivas está relacionada com a necessidade do capital em expandir seus nichos lucrativos e reconfigurar, política e ideologicamente, o processo de formação profissional e humana da classe trabalhadora através de processos de formação aligeirada, restrita às experiências técnicas e desenvolvimento de habilidades subjetivas.

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Biografia do Autor

Taise Cristina Gomes Clementino Negreiros, Universidade de Brasília

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0293319972160376; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4404-2398; Email: taisenegreiros@yahoo.com.br 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Negreiros, T. C. G. C. (2022). Educação, Inovação Disruptiva e os novos desafios à formação profissional da classe trabalhadora frente à ação predatória do capital financeiro. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 513–534. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51335