Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51128

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Física, Ideário Pós-Moderno, Formação Humana

Resumo

O corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área.

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Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Educação - UFSM. Professor de Educação Física - SMEC Panambi-RS. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas- KAIRÓS/UFSM. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8465343376412459. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6996-2158. E-mail: gjscapin@gmail.com.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano - Universidade Federal de Santa Maria. Professora Titular do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal de Santa Maria - CEFD/UFSM. Pesquisadora-Líder da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física - LEEDEF/CEFD/UFSM. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7685329921498975. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9624-3060. E-mail: maristeladasilvasouza@yahoo.com.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Scapin, G. J., & da Silva Souza, M. (2022). Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 366–383. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51128