As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação

Autores

Palavras-chave:

Eric Hobsbawm, História, Historiografia, História da Educação, Marxismo

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.

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Biografia do Autor

Daniel Longhini Vicençoni, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20406. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9153642248125943. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3662-8855. Direção eletrônica: daniel.longhini97@gmail.com

Marli Delmônico de Araújo Futata, Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá lotada no Departamento de Pedagogia - Campus Regional de Cianorte. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20406. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8340339276163142. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0058-7177. E-mail: mdafutata@uem.br.

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20406. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2085468611285004 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7813-7950. E-mail: caatoledo@uem.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Longhini Vicençoni, D., Delmônico de Araújo Futata, M. ., & Arnaut de Toledo, C. de A. (2022). As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 474–487. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736