As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
Palavras-chave:
Eric Hobsbawm, História, Historiografia, História da Educação, MarxismoResumo
O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.
Downloads
Referências
BARROS, J. D. A. A fonte histórica e seu lugar de produção. Petrópolis: Vozes, 2020.
BARROS, J. D. A. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019.
BATALHA, C. H. de M. Eric Hobsbawm: um historiador universal. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 37, p. 635-637, set./dez. 2012.
EVANS, R. J. Eric Hobsbawm: a life in History. New York: Oxford University Press, 2019.
FRIGOTTO, G. A nova e a velha faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Vozes, 2001, p. 21-46.
HOBSBAWM, E. Eric Hobsbawm. In: ABELOVE, H. et al. Vision of History: interviews. New York: Patheon Books, 1984.
HOBSBAWM, E. História do Marxismo: o marxismo no tempo de Marx. Vol I. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
HOBSBAWM, E. Introdução. In: MARX, K. Formações Econômicas Pré-Capitalistas. 7ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOBSBAWM, E. On History. New York: The New Press, 1997.
HOBSBAWM, E. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
HOBSBAWM, E. Tempos Interessantes: uma vida no século 20. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LOMBARDI, J. C. Educação, ensino e formação profissional em Marx e Engels. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores associados, 2017, s.p.
LOMBARDI, J. C. Introdução. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores associados, 2017, s.p.
MARTINS, M. L. Eric Hobsbawm. In: LOPES, M. A.; MUNHOZ, S. J. (Orgs.). Historiadores de nosso tempo. São Paulo: Alameda, 2010, p. 71-92.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MOURA, M. M. Uma entrevista com Eric Hobsbawm. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro. v. 3, n. 6, p. 264-273, 1990.
PERIOTTO, M. R. Eric Hobsbawm: a historiografia social inglesa e a História da Educação no Brasil. In: MESQUITA, I. M. de; CARVALHO, R. A. de; FARIA FILHO, L. M de (Orgs.). Nas dobras de Clio: história social e história da educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, p. 31-52.
SANFELICE, J. L. A ciência da história e a história da educação. Revista Exitus, Santarém, v. 6, n. 1, p. 151-159, 2016.
SANFELICE, J. L. A contribuição de Eric Hobsbawm (1917-2012) para com a produção do conhecimento historiográfico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 14, n. 59, p. 299–303, 2015.
SAVIANI, D. Introdução. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, C. J.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 4ed. Campinas: Autores Associados, 2010, p.7-17.
SAVIANI, D. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVA, J. C.; SILVA, M. C. V.; Contribuições dos postulados marxistas para entender a história da educação. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador. [S. l.], v. 4, n. 2, p. 14–24, 2013.
TAMBARA, E. Problemas teórico-metodológicos da História da Educação. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, C. J.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2010, p. 86-95.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).