Império das competências: nada de novo no projeto do capital para a chamada educação do século XXI. A busca do antídoto para o seu próprio veneno?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51311

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Pensamento crítico e criatividade, Instituto Ayrton Senna, Inovação, Império das competências

Resumo

O texto toma por objeto de análise o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às políticas para a formação de professores e a introdução de competências socioemocionais como criatividade e pensamento crítico. Fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, buscando localizar o IAS como executor de políticas da OCDE e do Fórum Econômico Mundial para a chamada escola do século XXI e sua adequação às inovações da revolução 4.0 e a automação do trabalho. Questiona o significado dessas competências na escola, concluindo que estas contribuem para a tentativa de controle subjetivo, técnico e político do trabalhador em tempos de aumento da composição orgânica do capital.

 

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Biografia do Autor

Adriana Machado Penna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); Coordenadora do Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação – NUPETE – IEF/UFF: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4001142271622004  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5485-7785. E-mail: adrianapenna@id.uff.br

Bruna Siqueira dos Santos Señorans, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação – NUPETE: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4470330747268849. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5709-0014. E-mail: brunasenorans@gmail.com

Gleicimar Gonçalves de Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação -NUPETE: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1177935067800677. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7115-8943. E-mail: gleicimargoncalves19@gmail.com

Juliana Ferreira da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Rede Municipal de Sapucaia -RJ.; Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Piraí-RJ. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação -NUPETE: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4039809351012003 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5807-7516  E-mail: julianafc@id.uff.br

Leandro Martins Costa, Colégio Pedro II

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica pelo 
Colégio Pedro II (CP II); Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor no Colégio Pedro II (CP II). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pesquisador do Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação (NUPETE-IEF/UFF) -  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3818443859746996. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2590-5204. E-mail: leandropedromartins@gmail.com.

Marcelo Werneck Guimarães, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor na Rede de Educação Pública do Município de São Gonçalo-RJ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação NUPETE-IEF/UFF: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6250782296312825  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8474893911708816. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7184-0195. E-mail: mwerneckguimaraes@gmail.com.

Martha Regina Pessôa Dian, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Especialista em Linguagem e Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialização em andamento em Ensino de Ciências Naturais pelo Instituto Federal Fluminense (IFF); Pesquisadora do NUPETE - Núcleo de Pesquisa Trabalho e Educação NUPETE IEF/UFF http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1534926648196235   Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1534926648196235. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4709-4978. E-mail: marthapessoac@gmail.com.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Penna, A. M., Siqueira dos Santos Señorans, B. ., Gonçalves de Lima, G. ., Ferreira da Silva, J., Martins Costa, L., Werneck Guimarães, M., & Regina Pessôa Dian, M. (2022). Império das competências: nada de novo no projeto do capital para a chamada educação do século XXI. A busca do antídoto para o seu próprio veneno?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 189–218. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51311