Império das competências: nada de novo no projeto do capital para a chamada educação do século XXI. A busca do antídoto para o seu próprio veneno?
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51311Palavras-chave:
Competências socioemocionais, Pensamento crítico e criatividade, Instituto Ayrton Senna, Inovação, Império das competênciasResumo
O texto toma por objeto de análise o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às políticas para a formação de professores e a introdução de competências socioemocionais como criatividade e pensamento crítico. Fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, buscando localizar o IAS como executor de políticas da OCDE e do Fórum Econômico Mundial para a chamada escola do século XXI e sua adequação às inovações da revolução 4.0 e a automação do trabalho. Questiona o significado dessas competências na escola, concluindo que estas contribuem para a tentativa de controle subjetivo, técnico e político do trabalhador em tempos de aumento da composição orgânica do capital.
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