Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.50013

Palavras-chave:

Emancipação., Conhecimento., Capitalismo., Concepção pós-moderna., Educação.

Resumo

Propõe-se uma análise da compreensão de emancipação a partir das contribuições de Boaventura de Sousa Santos, com foco em sua inserção no contexto do desenvolvimento de processos educacionais, problematizando-a à luz da teoria marxiana. Realiza-se, assim, um levantamento das obras de Santos que tratam dessa temática. Conclui-se que a perspectiva de Santos, apesar de perceber a problemática social capitalista, por focar no desenvolvimento subjetivo para o alcance da emancipação, acaba por realizar uma proposta reformista. Porém, considera-se relevante elencar as contribuições da perspectiva de Santos para se pensar, estrategicamente, uma educação que possa contribuir para o processo de emancipação humana.

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Biografia do Autor

Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe - UnB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1109538090934747  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8425-1269  E-mail: fernanda.lima@ifb.edu.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lima, F. B. G. de. (2022). Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 329–345. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.50013