O pensamento pós-moderno e suas implicações na educação ambiental: uma análise materialista histórico-dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51554

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, pós-modernidade, marxismo, escola, material didático

Resumo

O artigo propõe-se a indicar influências do ideário pós-moderno para a educação ambiental (EA), em termos dos pressupostos epistemológicos e de suas implicações para as práticas escolares. Fundamentando na EA Crítica marxista, discute-se os pressupostos teóricos dos autores pós-modernos. São apresentados resultados parciais da tese de doutorado que investigou a política pública de EA no município de Maricá/ RJ. Por fim, discutimos as implicações deste pensamento na EA em termos das práticas pedagógicas e das lutas sociais. Evidenciou-se o caráter regressivo do ideário pós-moderno e a necessidade de uma teoria para compreender a realidade e superar o modo de produção capitalista.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Brasil de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UFRJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp/UERJ). Pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3260796787225330. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5557-8107. E-mail: carolbrasilgeo@gmail.com 

Leonardo Kaplan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação, licenciado em Ciências Biológicas e bacharel em Ciências Biológicas - modalidade Ecologia. Professor Adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da UERJ (DEAE/EDU/UERJ).  Membro do LIQUENS/UERJ (Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UERJ. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5484172056636366. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6853-6683. E-mail: leonardokaplan@gmail.com.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Oliveira, A. C. B., & Kaplan, L. (2022). O pensamento pós-moderno e suas implicações na educação ambiental: uma análise materialista histórico-dialética. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 289–312. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51554