Reflexos da fragmentação pós-moderna na formação de professores para a educação básica: os editais como política

Autores

Palavras-chave:

Política de editais, Formação docente, Pibid, Residência pedagógica, Parfor

Resumo

Elaborado com base nos estudos empreendidos no processo de doutoramento da autora, este artigo tematiza a perspectiva da tese de que a Política de Editais foi aplicada à Formação Docente para a Educação Básica de modo heterônomo embora com o consentimento ativo dos/as formadores/as. Trabalha com a percepção de que a ausência de crítica nesse processo, que contribui para o desconhecimento efetivo de seu desenvolvimento, revela reflexos da fragmentação pós-moderna na área.

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Biografia do Autor

Renata Flores, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Investigações em Política Educacional (GIPE-Marx/UFSC) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/766409 – e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (ColeMarx/UFRJ) – https://colemarx.educacao.ufrj.br/. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2976338341820109. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7508-9909. E-mail: renataflores2010@gmail.com.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Flores, R. (2022). Reflexos da fragmentação pós-moderna na formação de professores para a educação básica: os editais como política. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 346–365. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51339