Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48070

Palavras-chave:

Cultura Corporal. Linguagem Corporal. Educação do Campo. Escola do campo. Formação de professores.

Resumo

Esse artigo, a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, discute a Cultura Corporal no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCMPO) oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinalizando para o impacto que essa abordagem teórico-metodológica pode exercer nas escolas do campo com vistas à construção de uma educação vinculada ao pensamento coletivo na busca da superação do modo de produção capitalista que sucumbe o homem e a natureza em prol do desenfreado acúmulo do capital, transformando em mercadoria descartável tudo o que pode gerar lucros extraordinários ao capitalista. Consideramos que a Linguagem Corporal entendida a luz da teoria que embasa o entendimento da Cultura Corporal contribui de maneira significativa para mudanças de paradigmas nas escolas do campo brasileiro.

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Biografia do Autor

Jorge Luis D'Ávila, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6747305714311135. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1798-4870   E-mail: davilajorgeluis35@gmail.com

Christiane Caetano Fernandes, SEMED/Campo Grande

Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós doutoranda em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Secretária Municipal de Educação de Campo Grande- M.S. (SEMED). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6096405296635667. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3501-853X  E-mail: davilajorgeluis35@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

D’Ávila, J. L., & Caetano Fernandes, C. . . (2022). Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 580–590. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48070