As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51509

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Ideologia, Lutas sociais, Classe trabalhadora

Resumo

O artigo analisa o pós-modernismo como ideologia do modo de produção capitalista na atual crise e reconfiguração do padrão de acumulação, assim como as implicações dessa ideologia nas lutas sociais e na organização da classe trabalhadora. A análise orienta-se pelo método histórico-dialético e tem como base pesquisas desenvolvidas pelos autores. Observamos o apagamento da análise de classe na abordagem pós-moderna com consequências para a organização da classe. O recuo da teoria no pós-modernismo significa o recuo de uma teoria que se funda na realidade material a qual implica ação revolucionária. O que está em jogo é a destruição da teoria e prática de orientação marxista que ameaça a ordem social.

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Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7441375272877530. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9600-2868. E-mail: celiavendram@gmail.com.

 

Giovanni Frizzo, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor associado da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2344138672288053. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0025-9947. E-mail: gfrizzo2@gmail.com.  

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Vendramini, C. R., & Frizzo, G. (2022). As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 145–159. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51509