A teoria da literatura na perspectiva histórico-dialética
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.50091Palavras-chave:
Lukács, Literatura, Marxismo, VienaResumo
O presente artigo é composto por dois opúsculos escritos separadamente por Lukács no ano de 1922, durante o seu exílio em Viena. São eles: Gênese e valor das criações literárias e Marxismo e história da literatura, ambos inéditos em português. Publicados no periódico do Partido Comunista Alemão, Die rote fahne, foram reunidos por Michel Löwy ao lado de outros curtos textos de Lukács da mesma época (cf. LUKÁCS, 1978). Ainda que sejam escritos de ocasião, servem como testemunha histórica dos primeiros passos de Lukács na formação de uma teoria marxista da literatura.
Downloads
Referências
LUKÁCS, György. Littérature, philosophie, marxisme, 1922-1923. Organizado por Michael Löwy. Paris: Presses Universitaires de France, 1978.
LUKÁCS, György. Pensamento vivido: autobiografia em diálogo. Tradução de Cristina Alberta Franco. São Paulo: Ad Hominem; Viçosa, MG: Editora UFV, 1999.
LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. Tradução de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).