Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51451

Palavras-chave:

Educação superior, Ensino, pesquisa e extensão, Prática educativa, Materialismo histórico-dialético, Práxis criadora

Resumo

O artigo objetiva evidenciar o valor heurístico de categorias do Materialismo Histórico-Dialético para estudo das mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. Está fundamentado em leis e categorias do referido método e apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento com uma professora da Universidade Federal do Piauí. Os resultados apontam a relevância das categorias do método para compreender as contradições que determinam a prática educativa na universidade e, assim, a possibilidade real de ser práxis criadora.

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Biografia do Autor

Lucélia Costa Araújo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí  (UFPI); Graduada em Pedagogia pela Faculdade Piauiense (FAP).  Professora da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (UFPI): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/67739 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8696092307751577 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1757-4890 E-mail: luceliacosta@ufpi.edu.br

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (UFPI): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/67739 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5468244900105501  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1675-1808 E-mail: vilacosme@ufpi.edu.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Costa Araújo, L. ., & Cosme de Carvalho, M. V. (2022). Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 488–500. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51451