A universidade ambígua

Autores

  • Florestan Fernandes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.52379

Palavras-chave:

Universidade brasileira, Darcy Ribeiro, Educação e marxismo

Resumo

Darcy Ribeiro chegou aos temas da educação depois de uma longa experiência como etnólogo. Portanto, ele põe a serviço da "inteligência da educação" a compreensão antropológica da cultura. Há um risco em ver alguma coisa isoladamente; mas, também, existe o risco inverso: perder de vista alguma coisa por causa do conjunto. A visão da realidade do antropólogo, que se formava em São Paulo pelos idos de 40 e 50, permitia fazer uma rotação de perspectivas. Tratava-se de procurar uma relação recíproca, em que a coisa e o conjunto se esclarecessem mutuamente. O etnólogo não procura a árvore nem a floresta. Estuda povos em sua totalidade, o que quer dizer que vê o homem como agente coletivo da produção, conservação e transformação da cultura.

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Referências

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Fernandes, F. (2022). A universidade ambígua. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 615–619. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.52379