Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!

Autores

  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Marlon Sandro Lesnieski Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0783-1021

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51472

Palavras-chave:

Pós-modernidade, História, Ciência, Marxismo, Educação

Resumo

O projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. 

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutorado em Educação pela 
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Docente Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6423120995725999 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8515-2908 E-mail: malu04@gmail.com

Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul - GEPES Sul.  Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4941340433160961 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0783-1021  E-mail: marlon.lesnieski@unoesc.edu.br  

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Lourdes Pinto de Almeida, M. ., & Lesnieski, M. S. . (2022). Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 95–112. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51472